A Unisinos irá contribuir na publicação do Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no RS, uma iniciativa inédita conduzida por Fiocruz, Embrapa, ONU e a Secretaria de Comunicação do RS. Professores da Universidade participarão da publicação e a professora da Escola de Saúde, Mellanie Fontes-Dutra, é a representante Institucional na Comissão Rede Saúde Única.
Mellanie conta que o Guia será um documento técnico-operacional voltado a gestores públicos, comunicadores, profissionais de saúde e lideranças sociais, reunindo diretrizes e ferramentas para fortalecer a integridade da informação em emergências climática, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. “A proposta une rigor científico, inovação em comunicação de risco e experiências concretas de resposta à desinformação”, completa.
A Unisinos irá escrever, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, um capítulo sobre emergências em saúde animal e capítulos sobre comunicação e engajamento do público, focando em comunicação inclusiva e acessível, uso das redes sociais, engajamento de lideranças locais e mídia.
A professora da Escola de Saúde afirma que essa participação, além de consolidar a colaboração entre os parceiros e o compromisso da instituição com a saúde única e a pauta climática, também é uma oportunidade de contribuir nessas discussões tão contemporâneas, bem como nortear políticas e condutas fundamentais para fortalecer a integridade da informação e o combate à desinformação sobre essas pautas. “Especialmente no contexto de que eventos climáticos extremos podem ocorrer novamente, e que precisamos também fortalecer a resiliência da sociedade, e a comunicação assertiva é uma peça-chave nisso”, finaliza.
Participarão da produção: Larissa Rosa (Politécnica), Juliana Scherer (Saúde), Adalvane Damaceno (Saúde), Paola Konrad (GIL/Humanidades) e alunos de Pós-Graduação e Graduação da Universidade.
A previsão de entrega do Guia está para a COP30, a ser realizada no Brasil no fim deste ano.