Unisinos lança institutos tecnológicos itt Nutrifor e itt Performance

Evento acontece na sexta-feira, 28 de novembro

Crédito: Rafael Casagrande

A Unisinos investe em excelência acadêmica, que está voltada para a formação de profissionais e a construção do saber. Para alinhar esse conceito com pesquisa, inovação e tecnologia, a universidade criou os Institutos Tecnológicos, preparados para prestar serviços técnicos e dar suporte para empresas e organizações em suas atividades de pesquisa. Estruturados com equipamentos de alta tecnologia, os institutos tecnológicos são amparados pelo NITT Unisinos – Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia e atuam como parceiros de empresas e organizações, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do estado e do país.

Os itts dividem-se em cinco: itt Fuse, itt Chip, itt Fossil, itt Nutrifor e itt Performance. No próximo 28 de novembro, serão lançados os itts Nutrifor e Performance. Conheça um pouco das atividades realizadas pelos institutos.

O itt Nutrifor

Crédito: Rafael Casagrande

Está focado nas áreas de alimentos para a saúde, nutrição e nutracêutica. Atua no Desenvolvimento de Novos Alimentos; Tecnologias e Processos; Caracterização de Ingredientes Funcionais e Nutracêuticos; Estudos Clínicos e Nutricionais; Gastronomia Experimental e Desenvolvimento de Bebidas; Segurança Alimentar e Análises de Alimentos.

Alinhando ciência e criatividade, o itt Nutrifor atua na modelagem de tecnologia, na projeção e no desenvolvimento de produtos, na pesquisa e análise de alimentos, na otimização de métodos, técnicas e processos, certificando qualidade e abrindo novas perspectivas no cenário mundial de alimentos. Oferece, ainda, consultoria sob medida e serviços de pesquisa para diferentes organizações, que vão de multinacionais a pequenas e médias empresas, incluindo fornecedores de ingredientes, fabricantes e varejistas do mercado de alimentos e bebidas em geral.

A coordenadora do instituto, professora Denize Zigler, comenta a importância do itt para o estado e o país: “O itt Nutrifor comunga da visão científica, chamada de ecologia nutricional, mas também tem uma visão que é pioneira no Brasil, que não estuda a nutrição só de forma biológica, mas de maneira sistêmica e multidisciplinar”.

Segundo a pesquisadora, o itt Nutrifor não vê o alimento como um componente isolado, mas desenvolve seus produtos e serviços com base em quatro dimensões diferentes – biológica, social, ambiental e econômica –, sempre levando em consideração a cadeia produtiva, as condições do mercado e o interesse do público.

Saiba mais no site do instituto.

O itt Performance

Crédito: Rafael Casagrande

Foi criado para investigar, avaliar e desenvolver o desempenho de sistemas para a construção civil, como estanqueidade, resistência ao fogo, desempenho térmico e acústico e ensaios de impacto de corpo mole e corpo duro. Visa o melhoramento das edificações, bem como sua habitabilidade para os usuários.

É o único instituto no segmento da região sul do país que se propõe a atender todas as diretrizes da ABNT NBR 15575/2013. O itt Performance recria um ambiente multidisciplinar para corresponder às diversas demandas do mercado, agregando conhecimentos de arquitetura , design e materiais para, juntamente com a prestação de serviços, projetar e desenvolver produtos, processos e métodos inovadores.

De acordo com o coordenador do instituto, professor Bernardo Tutikian, o lançamento será o momento de oficialização da existência do itt Performance: “A oportunidade nos colocará ainda mais na vitrine, aumentando nossa visibilidade e nosso potencial para novos clientes. Certamente, mais parcerias e projetos virão a partir de agora”.

Saiba mais no site do instituto.