Unisinos lança Graduação Pro

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã dessa quarta-feira, 26/9, a Unisinos lançou oficialmente a Graduação Pro, que propõe ao aluno a construção do seu caminho acadêmico. Com o conceito “Reprograme o curso da sua vida”, o estudante poderá escolher sua trajetória acadêmica de acordo com seu propósito de vida e com os desafios que o futuro apresentará.  São 21 cursos de bacharelado, que serão impactados por esse novo modelo, já no primeiro semestre de 2019.

A gerente de marketing institucional, Débora Borges, abriu o evento dando boas-vindas a todos os presentes. “Quando temos uma boa notícia, queremos entregar para quem mais admiramos, por isso chamamos vocês aqui hoje”, afirmou.

Em seguida, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, fez uso da palavra para saudar os presentes e contar um pouco mais sobre esse novo modelo de ensino proposto pela Universidade. “A Unisinos está dizendo, a vocês e ao Rio Grande do Sul, que confia no Brasil. Por isso, estamos nesse processo de reformulação da carreira dos nossos jovens, transformando a Unisinos numa universidade de pesquisa que é parceria do setor empresarial”, destacou.

O pró-reitor acadêmico e de relações internacionais, Alsones Balestrin, enfatizou a importância do projeto. “Chegou a hora de reprogramar o nosso jeito de fazer educação, tendo como centro o aluno. Por isso, repensamos nossos bacharelados, num projeto desafiador e feito em equipe. Essa sinergia coletiva fez com que hoje tivéssemos o resultado de um projeto estratégico que repensa o ensino superior”, ressaltou.

A última fala da manhã foi do diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, que apresentou um pouco mais sobre conceito da Graduação Pro. “Fizemos uma revisão curricular de 21 cursos em três meses”, afirmou e complementou dizendo que esse foi apenas o começo, para abrir, em breve, para todos os cursos da Unisinos.

Borba lembrou que alguns alunos têm certeza do que querem, mas que muitos têm dúvidas da carreira a seguir. “A universidade brasileira não está preparada para esses alunos que têm dúvidas. Nessa lógica, criamos as competências transversais e, ao longo da trajetória, os alunos terão mentores para auxiliar na escolha do melhor caminho”, contou.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação também citou as cinco trilhas estratégicas da Graduação Pro, que são empreendedorismo, inovação social, internacionalização, mestrado e específica do curso. “Por exemplo, na graduação de Direito teremos uma atividade específica que prepara para concursos públicos, já que é o objetivo de muitos estudantes”, explicou.

Borba falou que esse novo modelo irá, no final do curso, antecipar a carreira dos alunos por meio da escolha das trilhas. “No fim do curso teremos 50 alunos se formando, sendo que cada um com uma trajetória diferente, por causa desse novo conceito e da Unisinos LAB”, encerrou.

Sobre a Graduação Pro

A Graduação Pro é uma renovação no modelo de aprendizagem, que dá protagonismo ao aluno, colocando o seu projeto de vida no centro das atividades. A proposta segue o modelo da Unisinos LAB, de possibilitar que o estudante crie o seu percurso formativo. Para que isso aconteça, o currículo dos cursos será pensado de modo horizontal e dinâmico, e não mais vertical e linear. Além disso, teremos cinco trilhas estratégicas: empreendedorismo, inovação social, internacionalização, mestrado e específica do curso.

Durante todo a graduação, o aluno contará com a mentoria de professores para acompanhá-lo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Os mentores serão responsáveis, entre outras coisas, por orientar os estudantes nos procedimentos de matrícula, na definição de temas para projetos de aula e no aconselhamento de carreira.

Com a Graduação Pro, o estudante desenvolverá um Projeto Aplicado, que poderá ser o registro de uma patente, um plano de negócios ou um artigo científico. Além disso, os novos bacharelados também oferecerão certificações progressivas, isso servirá para que o graduando tenha uma entrada mais rápida no mercado de trabalho e possa aprimorar suas competências no ambiente profissional desde cedo.

Com a palavra os convidados

“É muito importante essa mudança que dá protagonismo aos alunos na graduação. Isso eu já senti quando foi lançado o curso de Medicina e agora ainda mais, com o aluno podendo fazer o seu próprio caminho”. Luís Rogério Link – prefeito de Sapucaia do Sul

“Muitos iniciam a graduação sem saber o que realmente querem e acabam desistindo no caminho. Esse novo modelo vai dar um outro rumo para educação e para formação profissional”. Simone Teixeira – assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Esteio

“A educação precisa mudar, esse foi um passo importante. Esse movimento é o que Brasil precisa, uma adaptação à nova realidade. Preparar o jovem para o futuro é o papel da Universidade. A Unisinos está de parabéns”. Alex Hermann – presidente Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação