Unisinos e o Tecnosinos foram reconhecidos pelo prêmio Campeãs da Inovação

Crédito: Divulgação

A Unisinos e o Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos foram os vencedores do prêmio Campeãs da Inovação nas categorias Ensino e Pesquisa e Parque Tecnológico, respectivamente. A 21ª edição da premiação, concedida pelo Grupo Amanhã, aconteceu na quinta-feira (24), no Hotmilk, ecossistema de Inovação da PUCPR, em Curitiba.  A Universidade foi destaque no prêmio com o case Sala de Aula Expandida. O Tecnosinos foi premiado com a estratégia de captação de recursos.  

A diretora de Graduação e representante da Unisinos na premiação, Paula Campagnolo, afirma que o prêmio reflete a excelência dos cursos de graduação da Universidade e reconhece o caráter inovador do conceito de sala de expandida. “O case conecta o aluno desde o início dos cursos com a comunidade do entorno da Unisinos e com os diferentes contextos profissionais que ele vai vivenciar, de forma planejada por dentro dos currículos. O prêmio reflete, acima de tudo, a qualificação dos nossos professores e coordenadores que desdobram esse conceito no dia a dia dos cursos”, completa 

O diretor do Parque e gerente de Tecnologia e Inovação, Silvio Bitencourt, comenta que o reconhecimento do Tecnosinos na categoria Parques Tecnológicos da premiação Campeãs da Inovação do Sul evidencia a consolidação de uma trajetória baseada em processos estruturados de gestão da inovação. “A presença simultânea da Unisinos, instituição âncora do parque, entre os destaques na categoria Ensino & Pesquisa, e da startup ConstructIn, residente no parque e graduada da incubadora Unitec, reforça a articulação entre ensino, pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento regional”, afirma.  

Ainda segundo Silvio, a metodologia adotada pelo IXL-Center, por meio do Innovation Management Index, confere rigor ao processo avaliativo, ao considerar dimensões centrais da capacidade inovadora. “Este resultado indica não apenas o desempenho atual das instituições envolvidas, mas também a maturidade do ecossistema em termos de governança e inovação orientada a resultados”, explica. 

Sobre o Campeãs de Inovação 

Campeãs da Inovação, iniciativa pioneira no Brasil, e realizada há mais de duas décadas pelo Grupo AMANHÃ, é a mais importante pesquisa do gênero no país. Ao respondê-la, empresas e organizações da região Sul podem se comparar com indústrias globais graças ao Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. O GIMI é uma organização global sem fins lucrativos criada por executivos de inovação, acadêmicos e consultores especializados em inovação. A organização auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial promovendo as melhores práticas através de padrões, métricas, programas de capacitação e certificações globais. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar