Unisinos e Hexus

Parceria prevê a instalação de uma planta piloto de sorvetes na universidade

Crédito: Divulgação

A Unisinos e a Hexus Food assinaram um termo, nesta terça-feira, 25 de março, para oficializar a parceria entre as instituições. O contrato pretende fomentar as atividades experimentais já desenvolvidas nas atividades acadêmicas do curso de Engenharia de Alimentos, por meio da atualização da infraestrutura da Usina Piloto de Leite e Derivados da universidade.

O termo prevê a instalação de uma planta piloto de sorvetes na Unisinos. Toda a parte de manutenção dos equipamentos ficará a cargo da Hexus, assim como o fornecimento de insumos para a fabricação dos artigos alimentícios. Nas atividades previstas nos planos de ensino do curso, os alunos realizarão ensaios e testes de produtos da área de laticínios com os materiais fornecidos pela empresa.

Na ocasião, estiveram presentes o diretor comercial Fabiano Zamberlan e o engenheiro de alimentos Rudolfo Júnior, ambos representantes da Hexus e egressos da Unisinos. “Este é um momento importante para nós, que saímos da sala de aula para chegar à presença da reitoria”, disse Fabiano. “Até porque nosso curso foi eleito o melhor do país, em 2012, e isso nos orgulha.”

Durante a assinatura, o gerente dos cursos de bacharelado da Unisinos, Gustavo Fischer, destacou a existência de uma “questão latente do empreendedorismo” no curso de Engenharia de Alimentos. O reitor da universidade, padre Marcelo Fernandes de Aquino, acrescentou: “O que vivemos aqui é uma interação muito relevante para nossa instituição. A universidade está desenvolvendo fortemente a questão de relacionamento com egressos”.

Também foram citados o movimento de sinergia com os demais cursos da Escola Politécnica Unisinos, o ITT Nutrifor e as oportunidades que o Aeroporto 20 de Setembro trará para a região de Portão, onde a empresa Hexus está localizada.

Sobre a Hexus

A Hexus Foods é uma empresa localizada em Portão/RS (unidade fabril), especializada no desenvolvimento de soluções em ingredientes e tecnologia para a área de lácteos e sorvetes. Completa 12 anos no mercado em 2014.

A empresa tem como missão produzir ingredientes de qualidade e desempenho, bem como agregar valor aos produtos dos clientes e auxiliá-los a encontrar soluções inteligentes e saudáveis para seus consumidores.

Seu proprietário e diretor comercial, Fabiano Zamberlan, é engenheiro de alimentos, egresso de uma das primeiras turmas do curso da Unisinos – turma de Montenegro, antes de o curso ser transferido para o campus de São Leopoldo.