Unisinos é agraciada no prêmio Inclusão e Diversidade for Business

Reconhecimento se deu pelos esforços do Grupo de Trabalho Inclusão

Crédito: Arthur Woltmann

A Unisinos foi agraciada no prêmio Inclusão e Diversidade for Business, realizado pelo Grupo Sinos. O reconhecimento se deu pela forte atuação do Grupo de Trabalho Inclusão, responsável pelo acompanhamento dos colaboradores PCDs, com um trabalho multidisciplinar envolvendo Gestão de Pessoas, Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e apoio biopsicossocial, no total, foram realizadas 20 promoções entre 2022 e 2023. 

Avaliando os postos de trabalho, a Unisinos realizou melhorias adequando os ambientes para se tornarem mais acessíveis, além de ter atuado em ações que auxiliaram na promoção de saúde mental com a Jornada de Saúde e Bem-estar e na qualidade de vida com o trabalho em conjunto com a Clínica de Fisioterapia. 

“Investir no desenvolvimento das pessoas contribui diretamente para o fortalecimento dos colaboradores para terem mais segurança nas tomadas de decisões na busca de seus objetivos pessoais e profissionais. Para nossa Instituição, aumenta o engajamento, a qualidade das entregas e contribuímos com nossa missão de formação integral”, explica a gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Lissot.   

Dentro do programa também são realizadas periodicamente formações que focam desde as atividades profissionais como Power Point, Excel, comunicação e oratória, até qualidade de vida e bem-estar, como gestão do tempo, sensibilização sobre diversidade e inclusão, roda de conversa sobre saúde mental e sinais de alerta. As lideranças das áreas também são acompanhadas a fim de entender como está a adaptação da pessoa no setor e, se necessário, trabalhar em melhorias.   

“Os feedbacks fornecidos ao projeto são excelentes e demonstram que o time responsável pela programação de desenvolvimento está no caminho certo. Promover a inclusão é uma questão de responsabilidade social e possibilita quebra de paradigmas em todos os sentidos, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional, oportunizando aprendizado mútuo e conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência”, afirma a analista de Recursos Humanos e coordenadora do GT Inclusão, Aline Minto. 

Em 2023 o GT Inclusão segue trabalhando na ampliação das temáticas, trazendo conteúdos de autoconhecimento como a realização do PDA, teste que avalia tendências comportamentais e mapeia as competências mais fortes e aquelas a serem desenvolvidas, agendas sobre inovação e criatividade, e oportunizando mais espaços de fala com agendas de diversidade. 

Além do programa de desenvolvimento com formações, a Unisinos investe no acompanhamento biopsicossocial, realizando conversas com uma assistente social quando necessário, avaliação ergonômica e bate papo com a área de gestão de pessoas para entender as oportunidades de melhoria e garantir que todas as pessoas de fato se sintam acolhidas e tenham suas necessidades atendidas. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar