Unisinos cria Bolsa Jesuíta

O desconto será extensivo a todos os ex-alunos de Instituições Jesuítas

Foto: Rodrigo W. Blum

A partir de 2017, a Unisinos oferecerá bolsa de estudos para egressos dos Colégios Jesuítas de todo o Brasil. A Bolsa Jesuíta dará um desconto de 20% para os estudantes dos cursos de graduação, durante todo período de faculdade. O benefício não traz obrigatoriedade de mínimo de créditos a serem cursados, por semestre, e se estende também aos cursos a distância. O único pré-requisito para receber a bolsa é ter concluído o Ensino Médio em uma Instituição Jesuíta.

O pró-reitor acadêmico da Unisinos, padre Pedro Gilberto Gomes, falou sobre a ideia de criar essa iniciativa, que integra o Ensino Médio e o Ensino Superior. “A base está no conceito de visão sistêmica da educação Jesuíta. A bolsa é uma integração com a visão Jesuíta, para que o aluno encontre guarida na universidade, já que muitos estudantes, do Colégio Anchieta, por exemplo, vêm desde a pré-escola estudando em uma Instituição Jesuíta”, explicou o pró-reitor acadêmico

Para o padre Pedro, o desconto é uma questão de reconhecimento para alguém que está integrado na visão Jesuíta sobre o mundo e as pessoas. “A atitude de favorecer a Rede Jesuíta de Educação está ligada com a ideia da pedagogia Inaciana da formação integral da pessoa humana. O ex-aluno da Companhia de Jesus tem algo mais, e queremos que ele continue recebendo isso na Educação Superior”, destacou.

O diretor acadêmico do Colégio Anchieta, Dário Schneider, também falou sobre significado da Bolsa Jesuíta para os estudantes. “Trata-se de um importante passo de aproximação entre nossas instituições e de uma fidelização de nossos anchietanos na proposta da Educação Jesuíta. Buscamos dar uma perspectiva de continuidade em um modelo educacional que leva a identidade, os princípios e valores do contínuo educativo da Companhia de Jesus, para além do Colégio”, enfatizou.

A oportunidade é extensiva aos cursos de graduação dos campi São Leopoldo e Porto Alegre, exceto para o curso de medicina. Os polos da Unisinos em outras cidades também serão contemplados com o desconto. Egressos de Instituições Jesuítas de todo Brasil poderão utilizar a bolsa a partir do próximo vestibular.