Unisinos Conecta possibilita que estudantes experimentem diversas profissões

Alunos do Ensino Médio de vários colégios puderam conhecer as graduações oferecidas pela universidade nas oficinas do evento

Foto: Rafael Casagrande

No dia 11 de setembro, a Unisinos foi palco de um evento que trouxe aos participantes a chance de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de diversas profissões. O objetivo da atividade foi oferecer um espaço de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer e entender o cotidiano de diferentes áreas do conhecimento.  

A partir de uma série de mais de mais de 50 oficinas, os futuros profissionais tiveram a oportunidade de vivenciar a atmosfera do campus e ter contato com os cursos oferecidos pela Unisinos. Durante as atividades, os professores interagiram com os estudantes coordenando oficinas e esclarecendo dúvidas. 

 

Entre as atrações que marcaram o evento, podemos destacar a participação da equipe do Pretinho Básico, que veio conversar com os estudantes. Os comunicadores da rádio Atlântida interagiram com os jovens, com brincadeiras e muito humor, além das tradicionais selfies. “Eles estão na idade de escolhas. Um período de mudança. E o Conecta mostra muitas possibilidades e subsídios de opções, com clareza nas áreas. E são essas informações que podem determinar a felicidade deles no futuro”, ressaltou Porã, que é mestrando em Design na Unisinos.

“É bom ver que a Unisinos se prepara para o futuro. Redesenha cursos e o corpo docente, e motiva o jovem a estudar em uma universidade que sempre busca o diferencial e o atual”, comentou Marcos Piangers. Além deles, Pedro e Duda Garbi, também integrantes do programa, marcaram presença no evento.

Conectados ao futuro

As oficinas possibilitaram aos alunos do Ensino Médio, em um mesmo dia, embarcar em atividades que simulavam a realidade de diferentes profissões. As atividades contemplaram os cursos das seis Escolas da Unisinos: Humanidades, Saúde, Indústria Criativa, Direito, Gestão e Negócios e Politécnica

Conheça algumas das vivências profissionais oferecidas:

Descubra o sabor 

A oficina, organizada pelo curso de Engenharia de Alimentos, da Escola Politécnica, reuniu um grupo de alunos e distribuiu três potes de sorvete para cada estudante e uma ficha para preencher com o sabor encontrado em cada recipiente. As cores dos sorvetes não estavam vinculadas ao paladar, e o objetivo da iniciativa era mostrar as inovações na área de sorvetes e gelados, estimulando atributos sensoriais. 

“O verde acho que é baunilha”, disse Pâmela Stahlhöfer, que afirmou ter participado da atividade por pura curiosidade. “Nunca pensei em cursar Engenharia de Alimentos, nem sabia que existia essa graduação, mas achei bem interessante”. 

Foro: Rafael Casagrande

Pitadas de Gastronomia 

O curso, vinculado à Escola da Indústria Criativa, está em alta, e cada vez interessa a um número maior de estudantes, por isso a oficina de gastronomia esteve sempre cheia de alunos curiosos com o tema. Durante o período da manhã, os chefs ensinaram receitas de panquecas de morango e chocolate. 

Luiza Rachor, futura vestibulanda do curso de Psicologia, participou da atividade. “Fiquei empolgada para conhecer a gastronomia. É bem legal ver as misturas formarem novos pratos”, contou. 

Estúdio Móvel

Para os interessados na área de Fotografia, a atividade foi a produção de fotos em estúdio móvel. A oficina faz parte da Escola da Indústria Criativa e contou com a participação da professora Beatriz Sallet, que falou sobre o retrato em estúdio e o dia a dia do trabalho do fotógrafo. 

“Vim participar porque tenho muita vontade de fazer o curso de Fotografia e sei que a Unisinos é referência na área. Quero ser fotógrafa, mas meu foco não é o estúdio e sim a fotografia de rua”, relatou Lidiane Bortoli.

Júri Popular

Estudantes do curso de Direito da Unisinos organizaram a oficina de Júri Popular. A atividade, ligada à Escola de Direito, possibilitou que os alunos do Ensino Médio vivenciassem a experiência de ser jurado. A simulação apresentada foi de um homicídio qualificado com morte com golpes de madeira. 

“O interessante foi que tanto na simulação, quanto na história real, o júri absolveu o réu”, contou Paulo Barros, que fez o papel de juiz. O formando, junto com um grupo de colegas, é monitor do curso de Direito da Unisinos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Planetário Móvel

A atividade foi coordenada pelo professor Luiz Augusto da Silva e despertou muito interesse dos participantes. Luiz falou da invenção das constelações pelos povos antigos para ajudar a entender a época da colheita e da plantação. Além disso, destacou que a cor das estrelas interfere na temperatura: “As vermelhas são frias e as azuis, mais quentes”, contou. 

As explicações do professor fizerem relações entre astronomia e física. “Um ano luz é equivale a 10 trilhões de quilômetros distância”, afirmou, e completou dizendo que o brilho observado da terra está ligado mais a proximidade das estrelas do que a intensidade de luz que elas têm. Isabelle Neumann, que estava atenta a todas as informações falou que deseja cursar Química, mas gosta muito de astronomia, por isso quis participar da atividade promovida pela Escola Politécnica.

Administrando uma Empresa

Dividida em duas etapas, a gincana promovida pelo curso de Administração, da Escola de Gestão e Negócios, fez florescer nos estudantes o seu lado empreendedor. Em um primeiro momento, foram formadas equipes, com alunos de diferentes colégios. “Quando começamos em uma empresa, ou até mesmo na universidade, não podemos escolher quem serão nossos colegas”, lembrou a professora Elenise Rocha.

A primeira tarefa consistiu em fazer as equipes trabalharem com as áreas de marketing, logística, finanças e recursos humanos. Assim, os estudantes elaboraram um produto, definindo a sua caracterização, a distribuição e a organização da equipe. Após isso, houve uma apresentação desses produtos, em forma de cartazes. Na segunda etapa, os alunos tinham que fazer uma selfie, divulgando o empreendimento, com a #unisinosconecta. A divulgação da equipe vencedora irá ocorrer na próxima segunda-feira, 15 de setembro, depois que professores do curso avaliarem os trabalhos. Os vencedores receberão um troféu.

Foro: Rafael Casagrande

Tipagem Sanguínea

Organizada pelo curso de Biomedicina, a oficina consistiu em explicar como é identificado o tipo de sangue de uma pessoa, e depois fazer uma amostra prévia do sangue dos estudantes. A professora Renata Adamy introduziu para os alunos, um pouco sobre o curso, e onde ele se encaixa no mercado de trabalho. Para docente, essa ação da universidade tem um peso fundamental na decisão do aluno, já que ele pode conhecer o curso de perto.

Com uma picadinha no dedo, e apenas três gotinhas de sangue na lâmina, foi possível que os alunos tivessem uma ideia de qual grupo sanguíneo tinham (para confirmar essa tipagem é necessário fazer o exame com uma quantidade maior de sangue). Bibiana Sitton, não sabia qual era o tipo do seu sangue, ela fez teste, e aparentemente deu O negativo. A estudante tem interesse no curso de Biomedicina, que pertence a Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, por influência de sua madrinha. “Minha dinda é biomédica, mas ainda estou na dúvida entre artes e biomedicina. Porém, me atrai mais a biomedicina”, comentou.

Oficina de Libras

Dois intérpretes ensinaram aos alunos, como fazer os gestos de determinadas palavras, que eram sorteadas, na Língua Brasileira de Sinais. Além disso, na oficina da Escola de Humanidades, os alunos aprenderam curiosidades sobre as expressões utilizadas em Libras.

“Amei! Isso é muito diferente de qualquer outro lugar que visitei”, destacou Larissa Maia de Oliveira, empolgada com o evento e com os aprendizados da nova língua que aprendeu. 

Fique atento

O Game Conecta, que também esteve disponível durante o evento, ficará no ar até o dia 17 de outubro. O competidor que conseguir reunir as peças necessárias ao final do jogo e somar o maior número de pontos e experiências, ganhará uma viagem com tudo pago ao Snowland, em Gramado. Já o vestibular de verão, estará com as inscrições abertas a partir do dia 16 de outubro, com provas previstas para 22 de novembro.

Confira mais imagens do evento

Unisinos Conecta 2014

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar