Neste mês de agosto, a Unisinos iniciou mudanças na estrutura de gestão, em vista do novo quadriênio do reitor, Pe. Sérgio Mariucci. A movimentação integra a estratégia de modernização da estrutura institucional, com foco no crescimento sustentável e na consolidação da educação continuada como eixo fundamental para os próximos ciclos de desenvolvimento da Universidade.
Entre os anúncios feitos, se destacaram a nomeação de novos gestores que passam a liderar áreas estratégicas para o funcionamento e o futuro da instituição.
Silvana Model assumiu como pró-reitora de Administração. É a primeira mulher a integrar a Reitoria desde 2005. Com trajetória construída na própria Unisinos, onde se graduou, foi controller e diretora de Administração, Pessoas e Finanças, agora assume um dos cargos centrais da gestão institucional. Silvana destaca a importância de dar continuidade ao trabalho realizado e de fortalecer a integração entre áreas. “Assumir a pró-reitoria de Administração é mais do que um novo capítulo na minha trajetória profissional: é a continuidade de uma história que começou aqui, onde realizei minha graduação. Recebi com honra o convite do Pe. Sérgio para assumir esse novo cargo”, afirmou.
O cargo de pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais passa a ser ocupado por Gustavo Borba, que soma 25 anos de atuação na Universidade, com contribuições relevantes em inovação curricular, desenvolvimento de cursos e iniciativas voltadas para a aprendizagem prática. “Pra mim é uma baita honra, atuar no espaço da pró-reitoria na instituição onde eu me desenvolvi, cresci e tenho um carinho muito especial”, disse. Ele comenta que sua prioridade será escutar alunos, professores e colaboradores, reforçando a excelência acadêmica e adaptando a formação às diferentes formas de aprender, além de investir no desenvolvimento docente para fortalecer a conexão em sala de aula.
À frente da diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, está agora Sandro Rigo, docente e gestor com sólida experiência acadêmica e de liderança, que ocupava o cargo de decano da Escola Politécnica da Universidade. “A nova função é uma oportunidade de colocar minha trajetória e minha energia a serviço de um projeto coletivo que acredita na força transformadora da educação, da pesquisa e da inovação”, destacou. Para Sandro, nesse início seu compromisso será conduzir os primeiros movimentos com clareza de propósito, integração entre áreas e foco em resultados que inspirem e gerem impacto real.
A diretoria de Educação Continuada está sob a liderança de Eduardo Senise, com a missão de alinhar os produtos educacionais às necessidades do mercado e às demandas de empregabilidade. “Estar à frente da Diretoria de Educação Continuada da Unisinos é um privilégio. Nosso foco é desenvolver uma linha de produtos educacionais aderente às demandas do mercado, com o DNA e valores da Universidade”, reforçou.
No comando da Diretoria de Marketing e Relacionamento, Gustavo Bittencourt traz um histórico multifacetado de vínculo com a instituição, já tendo atuado como aluno, professor, pesquisador e parceiro em campanhas publicitárias. “Assumir esse cargo é um desdobramento e um novo degrau na minha relação com a instituição e marca Unisinos”, disse. Seus primeiros passos serão aliados à participação ativa no planejamento estratégico, buscando conectar tradição e inovação na projeção da marca.
A diretoria de Administração, Pessoas e Finanças fica sob responsabilidade de Eudson Ramos, que chega com a missão de liderar um setor que garante a infraestrutura e os recursos necessários para a realização da missão acadêmica. “A administração é um meio para a realização da atividade-fim da universidade, que é a educação”, afirmou. Seu início de gestão será marcado por um processo de escuta e mapeamento detalhado de equipes, processos, estruturas e demandas, visando alinhamento com a sustentabilidade financeira. “Tenho presente que ao ouvir cada pessoa e sua colaboração para a consecução dos processos contribuirei para o bom andamento do que se espera da administração numa instituição do porte da Unisinos.”
Na área acadêmica, Larissa Oliveira assumiu como decana da Escola Politécnica, que reúne uma ampla gama de cursos e linhas de pesquisa. “Meus primeiros movimentos estão sendo de escuta dos coordenadores de cursos e de Institutos Tecnológicos para conhecer a Escola. Em seguida gostaria de discutir soluções integradas para os problemas elencados”, afirmou. Larissa visa fortalecer a relevância social e ambiental, com foco em profissionais e pesquisas voltadas à retomada do crescimento econômico aliado ao cuidado ambiental.
Patrícia Fagundes, nova decana da Escola de Gestão e Negócios, enxerga o momento como de grande honra e responsabilidade. “Meus primeiros movimentos são de escuta ativa e diálogo aberto com toda a comunidade da Escola de Gestão e Negócios, como discentes, docentes, técnicos e parceiros, valorizando a diversidade de perspectivas e fortalecendo pontes de colaboração”, afirmou. Patrícia reforça o compromisso de formar profissionais capazes de criar soluções sustentáveis para problemas complexos e de promover negócios que ultrapassem os limites tradicionais, sempre com uma atuação coletiva e colaborativa.
Com as mudanças, a Unisinos reafirma sua estratégia de renovação e fortalecimento dessas áreas, reforçando o compromisso com a inovação, a integração e a excelência acadêmica, sempre com foco no desenvolvimento humano e no impacto positivo na comunidade acadêmica.