Uma tarde de ideias inovadoras

Alunos apresentaram seus projetos durante o 2nd Gil Investor Pitch

Foto: Rodrigo W. Blum

Uma tarde de ideias reuniu alunos do curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) quarta-feira, 29/6, no campus Porto Alegre. Durante o 2nd Gil Investor Pitch, os estudantes do terceiro semestre do curso, PA3, apresentaram suas ideias de produtos para uma banca formada por investidores potenciais. O evento contou com a parceria da empresa Taura.

Foto: Rodrigo W. Blum

O professor que ministra a PA3, Rodrigo Castilhos conta que o objetivo é proporcionar uma situação real de aprendizagem, a partir da interação com profissionais do mercado, investidores e parceiros. “Adicionalmente, o evento busca de fato validar os projetos de produto e captar parceiros e investidores que venham a contribuir para a efetiva viabilização desses produtos no próximo semestre”, completa.

Nesta edição, sete grupos de alunos apresentaram projetos com foco no agronegócio. O evento busca auxiliar o estudante na criação de contatos profissionais e proporcionar visibilidade ao trabalho realizado dentro da sala de aula. “O evento consolida o GIL como curso de referência em inovação, amplia nossa já qualificada interação com o mercado e promove a integração entre os membros da nossa comunidade acadêmica: alunos, professores, pais e parceiros”, destaca o professor.

Dos sete grupos que apresentaram seus projetos, três foram escolhidos para participar do Warm Up da Ventiur. Qr-Cowde apresenta uma solução para a automatização da tomada de informações de bovinos; Plantágio oferece uma solução para automatização do processo de plantio de muda de hortaliças; e AveFlex um dispensador de ração automático para galinhas. Os selecionados vão participar do processo de pré-aceleração da Ventiur.

O Warm Up é uma oportunidade de estar em contato com empreendedores profissionais que estão buscando qualificar e viabilizar seus projetos. São desenvolvidos workshops e os empreendedores são capacitados e desafiados a desenvolver seus Modelos de Negócios, testar hipóteses, validar as propostas de valor, ouvir os potenciais clientes, criar o MVP – Produto Mínimo Viável), validar e aprimorar sua ideia de negócio.

 

Confira os sete projetos que resultaram da PA3 do Gil:

Foto: Rodrigo W. Blum

QR-COWDE

Tecnologia para bovinos

Você já pensou em ter as informações sobre os seus animais com apenas um click? Mais do que isso, já pensou em gerenciar a sua produção no seu próprio smartphone? É com essa perspectiva que desenvolvemos um produto para bovinos que leva, com a ajuda de Qr-codes, mais praticidade para o produtor. Venha fazer parte desta nova tecnologia!

Equipe: Laura Cohen, Nathália Chamis, Nicole Remus e Victória Cafruni

Foto: Rodrigo W. Blum

 

+ SOMBRA

+Rentabilidade +Flexibilidade +Mobilidade

Você já imaginou que o excesso de sol pode interferir em seus bovinos e consequentemente no quanto você ganha? Bom, nós trouxemos a solução para você, pequeno e médio produtor, que se preocupa com o seu animal e com seu lucro. O MAIS SOMBRA é uma estrutura flexível e móvel, que permite maior rentabilidade para seu gado e para seu bolso. Nosso produto proporciona uma sombra artificial que melhora a qualidade dos bovinos. Com isso, o gado renderá o ano inteiro sem intervenção do clima. Nós do MAIS SOMBRA acreditamos que esse produto seja a solução para resolver os seus problemas no campo.

Equipe: Isabella Bernardes, Juliana Fisher, Valeska Mendonça

Foto: Rodrigo W. Blum

 

AVEFLEX

Flexibilidade no campo

Você sabia que uma das maiores razões para as pessoas estarem deixando o campo é a falta de flexibilidade e de qualidade de vida? Diariamente, os pequenos produtores rurais sofrem com o excesso de trabalho pesado. Além disso, a necessidade de alimentar seus animais muitas vezes ao dia faz com que os produtores tornem-se escravos do campo. É com essa perspectiva que desenvolvemos o Aveflex, um comedouro automático para aves diferente de tudo que o mercado já viu. Com o Aveflex, o produtor poderá cuidar da alimentação de suas aves em um intervalo de tempo mais longo, além de reduzir o desperdício de ração. Muito mais que um comedouro, o Aveflex é uma inovação que unirá automatização, sustentabilidade e preço baixo para os produtores rurais.

Equipe: Amanda Barth, Carolina Andrade, Luiza Fróes, Thaís Berwanger

Foto: Rodrigo W. Blum

 

AGRORASTRO

Já fez uma pesquisa de preços e notou quantos preços há para o mesmo produto? Ou produtos voltados à agricultura muito semelhantes que cumprem a mesma função com uma grande diferença de preço? O Agrorastro faz isso para você, pesquisando preços do mesmo produto em inúmeras lojas online, otimizando tempo e dinheiro! O Agrorastro é uma plataforma online relacionada com inúmeros sites que disponibilizam máquinas agrícolas para comercializar que compara os preços do mesmo produto em inúmeros sites diferentes.

Equipe: Irvaine Trentin, Pedro Würth, Victor Mainieri

Foto: Rodrigo W. Blum

MOVE ORGANIC

Levamos orgânicos até seu negócio

A Move Organic provê soluções logísticas para facilitar o transporte entre produtores rurais orgânicos e estabelecimentos comerciais. Esse serviço proporciona segurança de venda aos produtores, bem como diminui os custos e despesas para os nossos clientes, que não precisarão se deslocar até o ponto de venda de orgânicos, tendo a comodidade de receber as mercadorias onde melhor os convêm, por um preço similar àquele pago na feira.

Equipe: Julhete Mignoni, Laura Grala, Livia Burmann e Yasmin Bastos

Foto: Rodrigo W. Blum

ADAPTO

Já parou para pensar nas dificuldades que o pequeno/médio produtor passa na hora de armazenar seus insumos? Problemas com a qualidade e resistência das rações e grãos, assim como dificuldades envolvendo a limpeza e estocagem dos normalmente utilizados tonéis de plástico são alguns dos problemas que infelizmente passam batido no mundo do agronegócio. Pensando nisso, desenvolvemos o ADAPTO, uma solução de armazenamento retrátil, prática e que aumenta a preservação de seus insumos. Assim, você terá a garantia de qualidade necessária para seus produtos e maior praticidade, resultando em uma melhor qualidade de vida no dia a dia do campo.

Equipe: Gabriel Kunst, Gabrielle Burzlaff e Lucas Rodrigues

Foto: Rodrigo W. Blum

PLANTÁGIO

O jeito fácil de plantar

Uma maneira de facilitar o plantio, aumentar a produtividade e atingir o bem-estar do funcionário rural. O Plantágio é o produto que agrega diferentes soluções de problemas em um único instrumento de trabalho. E se você conseguisse diminuir o número de empregados, acelerando em 4x a produção da sua propriedade? Com a funcionalidade de plantar, o produto oferece espaços para o suporte de bandejas de mudas, 4 canos introdutórios, regulagem de altura, além de demarcar o solo na distância correta para o plantio. Nada mal, hein? Com o Plantágio, você consegue. E aí? Vai continuar na mesmice, ou vai dar um up nessa lavoura?

Equipe: João Gabriel Tigre, Pedro Petrucci, Ricardo Denardin e Vinícius Machado

 

Confira mais fotos do evento:

2nd GIL Investor Pitch

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar