Uma merecida homenagem

Evento condecorou funcionários por 15, 25 e 35 anos de Unisinos e concedeu a Medalha Santo Inácio de Loyola a 22 colaboradores

Crédito: Rodrigo W. Blum

O fim de tarde dessa terça-feira, 13 de novembro, foi de comemoração. A cerimônia em homenagem aos 51 funcionários que celebraram 15, 25 e 35 anos de Unisinos e a entrega da Medalha Santo Inácio de Loyola a 22 pessoas, por serviços prestados à Universidade, trouxeram emoção e muitas histórias para o evento.

A ocasião reuniu colegas e familiares dos homenageados para comemorar uma vida de trabalho e dedicação à Universidade. O vice-reitor e vice-presidente do Conselho Universitário da Unisinos, Pe. Pedro Gilberto Gomes e o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin, conduziram até o palco os colaboradores que receberam a Medalha Santo Inácio de Loyola.

Em uma sessão solene extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, presidida pelo reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, a Unisinos outorgou a condecoração a 22 colaboradores e ex-colaboradores da Instituição. A medalha Santo Inácio de Loyola foi criada pelo Conselho Universitário da Unisinos em julho de 1999, na época da comemoração de 30 anos de criação da Universidade. Ela é outorgada a pessoas e entidades nacionais e estrangeiras, assim como integrantes do corpo docente, técnico-administrativo e discente da Universidade, merecedores da homenagem e do reconhecimento.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Adayr Tesche, ex-professor da Unisinos, foi um dos agraciados com a medalha. “É uma homenagem que me surpreende e que me emociona. Essa casa significa muito para mim, eu circulei por aqui cerca de 40 anos”, afirmou.

Em seguida, os funcionários homenageados foram conduzidos pelo pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro e a pela diretora da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas, Silvana Model até o palco. Cada funcionário recebeu um diploma de homenagem pela dedicação profissional e uma lembrança das mãos do reitor, junto com um fraternal abraço e uma salva de palmas dos presentes.

Denise Zaffari, coordenadora do curso de Nutrição da Unisinos falou um pouco do que significa trabalhar na Universidade. “Estou aqui há 15 anos. Já fui coordenadora do curso de Gastronomia e, desde 2012, estou na coordenação do curso de Nutrição. Esse é um momento de reconhecimento de um trabalho absolutamente apaixonante. Ser professora é um prazer, ser professora da Unisinos é uma honra”, relatou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Rosângela Gentelini, analista administrativa na Editora Unisinos, foi uma das funcionárias homenageadas pelos 25 anos de casa. “É muito emocionante esse momento. Eu achei que entraria aqui, ficaria um tempo, até me formar, e depois voltaria para minha cidade no Paraná. Estou há 25 anos na Editora Unisinos, dede que ela começou, foi muito único trabalho”, destacou emocionada.

Délio Roloff, coordenador adjunto da Procuradoria, recebeu a homenagem por 35 anos de Unisinos. “É um sentimento imensurável, não tem como descrever esse momento. Tudo que sou e tenho eu devo a essa Universidade”, afirmou comovido.

Homenageados 2018

Medalha Santo Inácio de Loyola: Adayr Mroginski Tesche; Adelhardt Nelson Mueller; Beatriz Vasconcelos Franzen (in memoriam); Célio Pedro Wolfarth; Cornélia Hulda Volkart; Emi Maria Santini Saft; Ênio Erni Klein; Guido Aloys Johannes Kuhn; Inácio Elígio Becker; Izabel Cristina Fraga Dall’Agnol; João Cláudio Rohden; João Geraldo Kolling; José Alberto Baldissera (in memoriam); José Bernardo Ramos Boeira; José Jacinto da Fonseca Lara; Josef Hauser (in memoriam); Lia Bergamo Becker; Marli Elizabeth Schneider; Rosa Maria Serra Bavaresco; Sérgio Concli Gomes (in memoriam); Tânia Lindner Dutra; Vicente de Paulo Oliveira Sant’Anna.

Por 15 anos:  Alaudia Alessandra dos Santos Luiz; Aline Felten Bondam; Ana Maria de Mattos Guimarães; André Filipe Zago de Azevedo; André Luiz Sittoni de Oliveira; Ariane Santos da Silveira; Carlos Fensterseifer; Célia Maria Teixeira Severo; Daniel Oliveira; Delton Winter de Carvalho; Denise Zaffari; Edelberto Behs; Fernando Soares Mascarello; Flávia Seligman; Gilberto José Pires de Assis Brasil; Jaqueline Lopes; Jiani Adriana Bonin; Klaus Loges; Lisiane Fagundes Cohen; Maicon Juliano Schmidt; Márcia de Oliveira Del Corona; Miguel Tedesco Wedy; Patrícia Cilene Freitas Santanna; Silvana Filereno; Tânia Beatriz Trindade Natel; Vanessa Borges Nunes; Vânia Schneider; Vicente de Paulo Barretto; Zeliane Santos de Arruda.

Por 25 anos: Airton Adalmir Cima da Silveira; Amauri Durante; Lauro Edeberto de Souza; Fabiane Epping; Lúcia Bernadete Boeira Tremarin; Lia Weber Mendes; Maria Alice dos Santos; Olavo Amaro da Silveira Neto; Luciana Curra; Maricéia Machry; Suzana Schuch Santos; Gerson Neves Pinto; Rosangela Gentelini; Luciana Rostirola de Marco; Márcia Fernanda dos Santos; Carla Denise Dias; Patrícia Martins Fagundes Cabral; Cleonice Silveira Rocha; Cátia Terezinha Ligocki Venturella.

Por 35 anos: Délio Roloff; Jandir Damo; Signorá Peres Konrad.

Ao final do evento, houve um momento cultural com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Unisinos Anchieta. Em seguida, padre Marcelo fez um discurso para agradecer o trabalho e a dedicação de cada um dos homenageados.

“Decifrar a esfinge nos coloca em sintonia com o que somos: somos seres humanos. Nessa vida há tempo para tudo, estamos sempre buscando o sentido do tempo, nesses quase 50 anos de Unisinos. E é essa complexidade que faz a vida tão desafiadora e tão digna de se viver. Olhando cada um que investiu tempo e trabalho para construir essa Universidade, o que posso dizer é que hoje é tempo de gratidão. Não há futuro sem memória, estamos aqui em um momento de memória, por isso, meu muito obrigado a todos”, finalizou o reitor”.