Um geólogo apaixonado pela área

Conheça mais sobre o pesquisador da Unisinos que irá liderar a Expedição 388 - Equatorial Atlantic Gateway

Crédito: Arquivo pessoal

No dia 26/6, o coordenador do Instituto Tecnológico de Micropaleontologia da Unisinos – itt Fossil, Gerson Fauth, embarcará em mais uma viagem de pesquisa. O geólogo é líder da Expedição 388 – Equatorial Atlantic Gateway e estará a bordo do navio Joides Revolution, junto com outros 27 pesquisadores dos Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Suécia, Inglaterra, Alemanha, Índia, França, Noruega e Brasil. Além de Gerson, participarão da viagem representando o Brasil, os geólogos Karlos Kochhann, também da Unisinos, e Carlos D’Apolito Júnior, da Universidade Federal do Mato Grosso.

A expedição será a primeira promovida pelo International Ocean Discovery Program (IODP) em águas brasileiras. Ao longo dos dois meses no mar, os pesquisadores irão desenvolver uma descrição dos sedimentos, da micropaleontologia e estudos sobre a evolução tectônica e climática do chamado Portal Equatorial do Atlântico, em locais próximos ao Platô Pernambucano. Confira a entrevista com o Gerson Fauth e saiba mais sobre a área de Geologia, as expedições e o IODP.

Por que você escolheu a área da Geologia? Como surgiu esse interesse?

Quando você participou da primeira expedição? De lá para cá, quantas viagens de estudos já fez? Para que lugares?

O que a expedição 388 tem de diferente e de especial para você?

Qual o objetivo dessa viagem?

Como você se sente sendo o líder dessa expedição?

Que descobertas essa pesquisa pode trazer?

Qual a importância do IODP e dessa expedição para o Brasil e para o mundo?