Traçar um plano de carreira é o caminho certo para o sucesso profissional

Entrevista com o professor Elton Oliveira discute o ingresso no mercado de trabalho

“O principal desafio no início da carreira é ‘encontrar o seu lugar’, isto significa, um trabalho alinhado aos seus talentos e motivações”, salienta o professor Elton Oliveira, do MBA em Gestão Empresarial da Unisinos, especializado nas áreas de Gestão de Carreira, Liderança e Desenvolvimento Pessoal, Gestão de Mudança e Gestão de Equipes, em entrevista ao Unisinos Notícias. “Nesse sentido, os programas de estágio são ótimas oportunidades de se conhecer, visando qualificar melhor suas escolhas futuras”. Aos 17 anos, chega a época em que tomamos algumas das decisões mais importantes de nossas vidas. Vestibular, profissão, emprego. Então, as dúvidas sobre quais caminhos seguir e sobre sua exatidão surgem. A receita certa para o sucesso não existe, mas todos são capazes de traçar objetivos e planos para alcançar a carreira dos sonhos.

Quando traçamos um plano de carreira, buscamos empregos em que nossos potenciais possam ser desenvolvidos, que sejamos desafiados e que nossos resultados sejam reconhecidos. O primeiro passo para entrarmos no mercado de trabalho consiste em uma expressão muito temida por vários: entrevista de emprego. O professor Elton dá a seguinte dica para se preparar para a primeira experiência: saber falar de si. “O objetivo de qualquer entrevistador é saber se o candidato atende aos requisitos para uma vaga. Desta forma, não veja o entrevistador como um inimigo, mas como alguém que quer conhecer você. Em uma boa entrevista, o candidato deve saber falar sobre diversos tópicos, o primeiro deles é uma breve apresentação da sua história de vida, algo em torno de dois minutos, falar dos seus objetivos e principais qualificações e, por final, as razões que o levam a desejar aquela vaga.”

Elton ainda destacou que é importante pesquisar sobre a empresa antes de ir para a entrevista. Quando o candidato sabe sobre o lugar onde ele quer trabalhar, demonstra que tem interesse e está mais preparado. Além disso, é válido expor dúvidas sobre as exigências de trabalho. “Uma questão relevante é preparar perguntas para fazer, pois você precisa saber se aquela vaga e empresa atendem quesitos que você considera fundamentais, por exemplo, se você precisa de autonomia, necessidade de inovação, gerar mudanças ou gosta de se relacionar, é importante saber se esta vaga oferece tais condições”.

O professor comenta que a experiência profissional demonstra diferencial quando alinhada à qualificação acadêmica, “é claro que, dependendo da situação, uma ou outra poderá ter maior importância e também dependerá do objetivo de carreira traçado, mas, em linha geral, o mercado busca experiência e qualificação acadêmica. Somente a experiência pode limitar o crescimento. Vivemos em constante quebra de paradigmas, e um ambiente acadêmico pode ampliar nossa visão de mundo, o que é mais difícil somente pela experiência. Um bom profissional, no contexto da sociedade do conhecimento, precisa aprender constantemente e, desta forma, os dois caminhos são necessários”, expõe.

O mercado de trabalho é uma rede de contatos e, em muitas situações, a indicação pode partir do seu professor, ou até mesmo colega de aula. “A essência do networking é a confiança e a referência que você pode se tornar no desempenho de tarefas e na área em que você trabalha. É difícil alguém indicar ou convidar uma pessoa em quem não estabeleceu uma relação de confiança, por isso é muito importante cuidar da nossa atitude no dia a dia”, enfatiza Elton. “Outro ponto importante é o nível de qualidade em com que você realiza seu trabalho, se você demonstrou grande motivação e qualificação para determinada função, isto deixará uma marca positiva que será fácil de ser lembrada”.

E falando em rede de contatos…“Precisamos entender que não existe privacidade em redes sociais [Facebook, Twitter, Instagram…], dessa forma, seu comportamento e atitude devem levar em consideração que qualquer um pode acessar seus comentários e posts”, lembra Elton. “O cuidado deve ser maior quando se tratar de opiniões sobre trabalho e colegas; uma rede social não deveria ser usada para expressar esses descontentamentos. Sua participação em uma rede social expressará sua atuação social, então, se você gosta de sair para festas com amigos, é provável que esses fatos tenham maior divulgação na sua rede, mas você não é só festa e balada”. O essencial é: “Procure equilibrar com posts de conteúdo e temas da sua carreira”, conclui.

Então, depois de contratado, tudo certo? Ainda não! O funcionário deve manter o seu interesse e motivação em aprender. “Fazer o melhor será um grande ponto de diferenciação”, destaca Elton. “Ser parceiro na solução de problemas e ter uma atitude amigável de trabalhar em equipe, compartilhando sua experiência e conhecimento, será bem visto pela empresa. Ao contrário, atitudes como arrogância e competição danosa são as que mais geram demissão”, finaliza.

Unisinos Carreiras

Foi com o objetivo de ajudar o aluno a encontrar o seu lugar certo no mercado de trabalho que a Unisinos criou o Unisinos Carreiras, um espaço que auxilia na carreira profissional e trabalha com base na gestão dos estágios.  Neste ano, a plataforma foi totalmente reformulada, o que possibilita ao aluno, além de acessar seus estágios atuais e passados, fazer as renovações, rescisões e alterações de estágio online. Lá, o aluno pode também localizar vagas de estágio, de emprego e programas de trainee. Segundo a coordenadora do Unisinos Carreiras, Maricéia Machry, “a nova plataforma do Unisinos Carreiras foi desenvolvida para facilitar e integrar alunos/profissionais e empresas dos serviços disponibilizados pelo Unisinos Carreiras”.

Além disso, “houve uma melhoria nos processos de estágios, tornando-os mais transparentes, pois permite aos alunos acessá-los através do site, fazendo o acompanhamento dos estágios. Na versão anterior, isso não era possível”, destaca Maricéia. “Antes o aluno era notificado por e-mail para que trouxesse os documentos ao Atendimento Unisinos Carreiras. Com o novo sistema, esse processo tornou-se mais ágil, o Unisinos Carreiras assina os documentos no momento do atendimento, visto que as aprovações já foram realizadas, via sistema”.

A nova plataforma também tem serviços relacionados à Gestão de Carreira, tais como Escolha profissional  – serviço ofertado a qualquer interessado em explorar melhor seus interesses e alternativas profissionais; Assessoria de Elaboração de Currículo – serviço que oferece apoio no desenvolvimento do currículo com a análise ou a elaboração de um novo currículo dentro das exigências do objetivo profissional do candidato; e Oficinas – ofertadas durante todo o ano, com temas como elaboração de currículo, técnicas de entrevista de emprego e dinâmicas de grupo em entrevistas de emprego,  com atividades e conteúdos focados na ascensão profissional dos candidatos. O serviço é oferecido a qualquer pessoa interessada em explorar interesses e alternativas profissionais.

Acesse o Unisinos Carreiras e aproveite a próxima oportunidade!

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar