Teve garra, raça e emoção na 29ª Copa Unisinos

Competição ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro e reuniu delegações universitárias nacionais e internacionais

Foto: Rodrigo W. Blum

A tradição do esporte movimentou o campus São Leopoldo na última quinta-feira. Foi quando sotaques diferentes começaram a fazer parte do Centro de Esporte e Lazer. Na 29ª edição, a Copa Unisinos recebeu instituições do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai.

Foto: Rodrigo W. Blum

Além de promover e incentivar o esporte universitário, o torneio fomenta o intercâmbio estudantil e contempla pesquisas acadêmicas e atividades culturais. Neste ano, foram disputadas onze modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, voleibol de quadra e areia, rugby e xadrez.

A copa desenvolve-se durante quatro dias com a presença de universitários alojados nas dependências do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos. O evento promoveu uma cerimônia de abertura e pequena confraternização na noite de quinta-feira, dia em que iniciaram os jogos que foram finalizados no domingo.

Experiência fora das quatro linhas

Fabiane Moura, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), saiu vitoriosa no primeiro dia de competição. Pela terceira vez na Copa Unisinos, a paranaense já conquistou duas vezes a medalha de campeã no voleibol de areia. Na quadra, ela também já conquistou o time com a equipe da universidade. “A Copa Unisinos é um incentivo ao esporte. É bastante interessante, pois são várias modalidades e diferentes culturas”, comenta.

Para o estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Henrique, a única coisa ruim da preparação é a viagem. “Do Rio pra cá são 29 horas de ônibus”, ressalta. O jogador de handebol conta que a expectativa é de vitória, já que o time está treinando desde o início do ano. “Já participamos de campeonatos nacionais pela UFRJ, a Liga Desportiva Universitária, e participamos do estadual, que chegamos em terceiro lugar. A gente veio preparado pra vencer”, pontua.

O uruguaio, Christian Pocho, do Instituto Superior de Educación Física, destacou a organização do evento. “A copa é muito interessante. Muito bem organizado. É minha primeira vez aqui e seremos campeões”.

Capitão de primeira viagem

Jader Luis Ferreira, 30 anos, cursa Direito na Unisinos e está participando pela primeira vez da competição. A responsabilidade é imensa, logo no primeiro ano, ele já é capitão do time de futebol de campo da Universidade.

No primeiro dia da competição, o jogador falou sobre a responsabilidade e o trabalho do time. “Na verdade a gente vem fazendo um trabalho a cerca de uns três meses. Então acredito que vai dar tudo certo. No treino, todo mundo levou a sério. O grupo foi bastante reformulado, então acredito num resultado positivo. A expectativa é de título. Temos time para ganhar”, comenta.

No domingo, o time de futebol da Unisinos conquistou o terceiro lugar na modalidade.