TecXp TECNOSINOS SebraeX premia vencedores do hackathon de inovação

Time vencedor propôs uma solução para mobilidade urbana

Crédito: Camila Kehl

Dois dias intensos para pensar em soluções para desafios da cidade de São Leopoldo: essa foi a proposta do TecXp TECNOSINOS – Powered by SebraeX, que aconteceu nos dias 01 e 02/7, na Unitec 1. Com a temática “cidades inteligentes”, os participantes da primeira edição do hackathon desenvolveram ideias que geram impacto em suas comunidades.

“Foram dois dias de experimentação intensa que se traduziram em respostas para o enfrentamento aos desafios de São Leopoldo. Diversas competências foram aprimoradas ou desenvolvidas pelos estudantes: todo esse conhecimento vai permitir que eles liderem ou atuem em projetos de transformação ou em novos negócios”, destacou o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt.

Os estudantes de graduação da Unisinos das Escolas Politécnica, Indústria Criativa e de Gestão e Negócios, além de alunos convidados do Senac São Leopoldo, conceberam soluções inovadoras para as áreas de mobilidade, segurança e acessibilidade. Por meio da metodologia Design Thinking conduzida pelo facilitador do Sebrae, Lucas Cezar, os participantes realizaram uma imersão para entender o problema, passando por exploração e análise, ideação e validação da solução. “O Sebrae é um importante articulador da inovação. Nosso papel é instrumentalizar os empreendedores para que eles possam ter protagonismo no desenvolvimento dos seus projetos”, apontou.

Arthur Netto (Construct In), Janaína Ribeiro (Technurse), Lorenzo Roher (HCL), Matheus Zeuch (SAP), Michael Moreira (Unitec), Thiago Merib (QR Casa) e Vinícius Müller (Raks) atuaram como mentores dos times ao longo do percurso. Ao final, um grupo formado pelos avaliadores Daniel Klafke (W3K), Fábio Novaes (Rede Startup RS) e Izabel Santos (VIGGAS) assistiu às apresentações em formato de pitch e escolheu o time vencedor.

Para enriquecer ainda mais a maratona, o TecXp preparou três painéis para inspirar os participantes. Na manhã de sábado, o sócio da Valencia Energia Sustentável, Eliézer Brazil apresentou a palestra “Problema x Solução”, abordando os desafios da jornada empreendedora. Durante a tarde, o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) de São Leopoldo, Sandro Lima, falou sobre o tema “cidades inteligentes” e trouxe algumas demandas importantes para o município leopoldense. Já no domingo, foi a vez da oficina de pitch com a professora da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos e organizadora do TEDx Unisinos, Gabriela Gonçalves que compartilhou dicas para uma boa apresentação.

Crédito: Camila Kehl

Os vencedores

No final da tarde de domingo, foram selecionadas as três equipes vencedoras. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel; o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann; e o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Pe. Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro entregaram os prêmios.

O primeiro lugar foi para o grupo NuBus, que apresentou uma solução que busca melhorar a experiência do usuário de transporte público: uma ferramenta que dá acesso às informações de viagens em tempo real e que possibilita o pagamento da passagem por meio do app. Os campeões ganharam ingresso no programa de pré-incubação da Unitec, acesso aos cursos ofertados pelo Tecnosinos durante um ano e inserção no Startup Start RS do Sebrae.

O segundo lugar ficou para o time SafeStop, um aplicativo de segurança para mulheres. A equipe terá direito ao ingresso no programa de pré-incubação da Unitec e acesso aos cursos ofertados pelo Tecnosinos durante um ano.

O grupo Userbus alcançou o terceiro lugar com uma proposta de ferramenta que reúne informações sobre os ônibus da cidade atualizadas de forma colaborativa pelos usuários. O time garantiu o ingresso no programa de pré-incubação da Unitec.

O quarto e quinto lugar também foram premiados com ingresso no programa de pré-incubação da Unitec e inserção no Startup Start RS do Sebrae, respectivamente.