TecXP ACIST-SL e Unisinos movimentam estudantes do Ensino Médio

Crédito: Diego da Rosa

Incentivar o empreendedorismo dos jovens ainda em idade escolar, preparando-os para o futuro como lideranças em suas áreas e ao mesmo tempo estimular seu convívio com o ambiente universitário. Estes são os objetivos da ACIST-SL ao promover, em parceria com a Unisinos, uma edição especial do Tec Experience junto à rede escolar de Ensino Médio de São Leopoldo.

A vice-presidente de Serviços da ACIST-SL, Rita Geremia Pavoni, explica que, durante três dias – de 24 a 26 de abril -, 90 estudantes participarão, nas dependências da Unisinos, de um desafio, cujas tarefas serão monitoradas pelos professores da Universidade e das escolas. “Estamos muito felizes com esta iniciativa, que vem somar-se às muitas que a ACIST-SL desenvolve ao longo do tempo. Mas também nos sentimos bastante desafiados, uma vez que esta é nossa primeira iniciativa neste formato”, ressaltou durante a abertura, que ocorreu no Anfiteatro Padre Werner. Ela salientou aos alunos que a ACIST-SL tem mais de 100 anos e sempre foi pautada pelo estímulo às empresas, à geração de empregos, incentivando a educação como essencial para este processo.

Crédito: Diego da Rosa

Tiago Lopes, diretor de Educação da ACIST-SL e gerente de Graduação da Unisinos, acrescentou o protagonismo da ACIST-SL em fomentar esta integração entre universidade e escola, vislumbrando a formação para o futuro. Ele explica ainda que o convite para o evento foi feito para todas as escolas de Ensino Médio, tanto públicas quanto particulares. “Acredito que para as próximas edições haverá ainda mais participação”.

Nestes três dias, no período da manhã, 90 alunos da Escola de Ensino Médio Sesi José Piovan e do Instituto Rio Branco, a partir do tema Negócios Conscientes e Sustentabilidade, serão desafiados a encontrar uma solução para ampliar a consciência e a sustentabilidade nas práticas de consumo. “Desejamos que eles pensem em soluções criativas e inovadoras, que abordem a disseminação de práticas concretas e sustentáveis entre empresas e sociedade em geral”, explica Evandro Scheid, líder de Inteligência Estratégica na Sicredi Pioneira e embaixador do Instituto Capitalismo Consciente, movimento global iniciado nos Estados Unidos e que tem como objetivo elevar a consciência das lideranças para práticas empresariais baseadas na geração de valor para todos os stakeholders. “Aqui não se trata de valor somente financeiro. Há estudos que comprovam que empresas que atuam alicerçadas nos pilares do Capitalismo Consciente – Propósito Maior, Cultura Consciente, Liderança Consciente e Orientação para Stakeholders – geram também valor intelectual, físico, ecológico, social, emocional, ético e até mesmo espiritual a todas as partes interessadas do negócio, sem prejuízo à geração de lucros a investidores e acionistas”, explica.

Crédito: Diego da Rosa

O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bittencourt, salientou que este é um momento único para os estudantes experienciar a Universidade, entrar em contato com o ambiente de inovação que existe no Parque Tecnológico São Leopoldo e também participar de um desafio como o que está sendo proposto. “Desejo que esta seja a segunda casa de todos nestes três dias”, assinalou.

Crédito: Diego da Rosa

Esta é uma edição especial do TEC Experience. Criado em 2020, é um projeto experiencial que tem como objetivo proporcionar a conexão entre os estudantes dos novos cursos Tecnológicos da Unisinos e profissionais de empresas que atuam em diferentes setores. Os participantes assistem a debates sobre os temas mais recentes do mercado e elaboram propostas para a resolução de desafios trazidos por organizações convidadas, através de equipes multidisciplinares formadas por alunos das áreas de gestão e negócios, tecnologia da informação, design, engenharia, comunicação e outros. O Tec Experience também intenciona ser um ambiente de networking para seus participantes, facilitando a troca de conhecimentos e o fortalecimento de relações profissionais. A atividade será coordenada pelas professoras Vitória Mottin e Emanuelle Smaniotto.

Crédito: Diego da Rosa

O vice-diretor da Escola SESI, Mauro Menine, ressaltou que o convite da ACIST-SL vem ao encontro da orientação pedagógica, que está voltada para a inovação e tecnologia. “Com certeza, serão dias de muito aprendizado”. A mesma opinião tem Ricardo Dall´Olmo, coordenador administrativo-financeiro do Instituto Rio Branco. “Nós trouxemos a turma do 3º ano para este momento único de aprendizado. Ter vivências fora do ambiente escolar é muito importante para esta fase de estudos”, ressaltou.