Tecnologias avançadas para o amanhã

Iniciou, nesta quarta-feira, 24/8, o VI Fórum Brasil-Coreia

Foto: Rodrigo W. Blum

Na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, aconteceu a abertura do VI Fórum Brasil-Coreia. O evento projeta discussões e entregas concretas sobre tecnologia e inovação dentro do panorama internacional de pesquisa. A cerimônia iniciou com a execução dos hinos da Coreia do Sul e do Brasil.

Foto: Rodrigo W. Blum

A primeira fala da manhã, foi do coordenador do Fórum, Eduardo Rhod. O professor apresentou a programação do evento e convidou os presentes para participarem das atividades. “Visitem as sessões de pôsteres para conhecer as pesquisas que a gente já realiza na universidade”, destacou. O segundo a falar foi o decano da Escola Politécnica, Carlos Moraes, que lembrou que a aproximação entre os países iniciou a partir da HT Micron. “Temos muito orgulho, como Escola, de estar formando profissionais para essa empresa. Acreditamos que a universidade tem que estar cada vez mais próxima das empresas”, ressaltou.

Foto: Rodrigo W. Blum

“É um prazer estar aqui no VI Fórum Brasil-Coreia. O tema deste ano é crucial. Estamos na 4ª revolução industrial, por meio da ciência e da tecnologia” afirmou o presidente da Korea Foundation for Advanced Studies – KFAS, In Kook Park. Com essa visão de futuro, Park disse que a inovação vai ajudar as pessoas e que até 2020, 20 bilhões de dispositivos estarão interligados. “O Fórum traz ideias para essa nova era em que a tecnologia será o motor central para o desenvolvimento humano”, enfatizou. O presidente da KFAS, falou ainda de inteligência artificial e lembrou que o Brasil é o segundo país que mais usa a rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

A abertura oficial do evento se deu por meio da entrega de uma placa. O coordenador do Fórum passou o símbolo às mãos do reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e do decano da Escola Politécnica.

Foto: Rodrigo W. Blum

Unitec III fortalece parceria entre empresas e a universidade

O Tecnosinos também foi foco da abertura do VI Fórum Brasil-Coreia onde, em cerimônia conjunta, inaugurou um novo prédio no Parque Tecnológico de São Leopoldo. “A Unitec III consolida a parceria com o governo do estado, finalizando um projeto que iniciou em 2012. São 2.727 metros quadrados construídos, com salas de reunião, áreas de apoio e espaço para 20 empresas”, frisou o diretor do Unitec e CEO do Tecnosinos, Luís Maldaner.

Foto: Rodrigo W. Blum

A primeira empresa a formalizar sua instalação na Unitec III foi a Device. A assinatura do contrato aconteceu durante a cerimônia de abertura do evento. “É uma honra participar deste momento”, afirmou um dos diretores da empresa, Luciano Weber. A placa de inauguração da Unitec III foi descerrada pelas autoridades presentes.

“Vindo para cá lembrei da década de 90, quando começamos com essa ideia”, disse o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – ACIST, Leandro Hilbk, ao parabenizar a Unitec por sua história. “Tudo o que se refere à construção de laboratórios em universidades e a compra de equipamentos é foco da FINEP. O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros que mais usam a financiadora para inovação e tecnologia”, enfatizou o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Wanderley de Souza.

“O Fórum Brasil-Coreia já se tornou um evento tradicional, graças ao esforço da Unisinos”, afirmou o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee. Ele ainda acrescentou que o mesmo sentimento que teve ao ver as Olimpíadas no Brasil teria ao ver na Coreia. “Com esse sentimento, barreiras como a distância, deixam de ser um problema. Que todos nós sejamos pontes na relação entre a Coreia e o Brasil”, finalizou.

O reitor, padre Marcelo, primeiramente, fez um breve discurso em inglês e, em seguida, saudou a todos em português. “A Unisinos abre portas para inovação. Eu espero que a gente possa ir adiante com essa parceria. O nosso Fórum mostra que há um Brasil que dá certo”, destacou.

Quem encerrou as falas desta manhã foi o governador do RS, José Ivo Sartori. “O Fórum é uma oportunidade real de intercâmbio de conhecimento. A circulação de ideias a serviço do coletivo deve ser vista como uma forma de tornar a sociedade mais protagonista”, finalizou.

Após o momento de abertura no Auditório da Unitec, o público foi convidado a conhecer o novo prédio, onde houve o descerramento da fita. Em seguida aconteceu uma visita à Unitec III, que foi finalizada com um coquetel.