Tecnologia e inovação ao alcance de todos

Crédito: Getty Images

Neste mês foi realizada a última aula do curso de Introdução ao Pensamento Computacional e Programação Web para alunos da Fundação Fé e Alegria. A instituição atende jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre.

A formação foi planejada e ministrada por professores dos cursos da área de tecnologia da informação da Unisinos, e também contou com o auxílio de alunos de graduação. A professora Denise Bandeira, que ajudou no planejamento do curso e ministrou algumas aulas, explica que a formação tem como objetivo principal preparar os alunos para o mercado de trabalho.

“O mercado de trabalho na área de tecnologia da informação é muito grande, tem muitas oportunidades de trabalho, faltam profissionais. A nossa ideia lá, junto com eles, foi criar uma formação nessa área, já visando a capacitação para o mercado de trabalho, para eles poderem ter opções de ingresso no mercado”, disse.

A primeira edição foi realizada para jovens com idades entre 15 e 16 anos de idade. O curso foi oferecido entre os meses de setembro e dezembro, durante o contraturno escolar, uma vez na semana. Os alunos puderam aprender a buscar soluções lógicas para a resolução de problemas. “A segunda parte do curso foi a programação web, o desenvolvimento de sites para internet, aprendendo a programá-los”, explica Denise.

O curso foi um “projeto piloto”, visto que, a partir deste, é possível aperfeiçoar a formação. Denise conta que foi muito importante a realização para entender as necessidades dos alunos. “Foi totalmente válido e, principalmente, como uma experiência para eles testarem o interesse para uma área que é tão promissora para o mercado de trabalho”.

A professora ainda explica que a área de tecnologia da informação é uma das que mais cresce. “Essa possibilidade de ingressar em um mercado de trabalho que remunera bem, com abundância de vagas, eu acho que é algo que vai conseguir despertar o olhar deles”.