Reitor da Unisinos participou de encontro internacional da Associação de Universidades Jesuítas

Reunião ocorreu em Roma e reuniu representantes de instituições de ensino jesuítas de cada continente

Crédito: Divulgação

Entre 2 e 4 de março, o reitor da Unisinos, padre Sergio Mariucci, participou de Reunião do Conselho Diretivo da Associação Internacional de Universidades Jesuítas (IAJU), que aconteceu na Cúria Geral, em Roma. O Conselho é formado por representantes das associações das instituições de ensino jesuítas de cada continente.

Temas relacionados ao serviço a migrantes e refugiados, democracia, desafios da Educação Superior foram discutidos. Também ocorreu um encontro com o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa.

Para o reitor, em épocas difíceis – como a atual, permeada por tensões bélicas, crises políticas e ameaças à democracia, dramas humanitários e tragédias ambientais –, é importante estabelecer redes de apoio e cooperação. “É uma forma de enfrentarmos juntos os temas que dizem respeito às universidades jesuítas e àquilo que, como universidades, somos desafiados a colaborar na missão da Companhia de Jesus”, completa.

Fundada em 2018, a IAJU congrega seis associações continentais que, por sua vez, integram 180 instituições de Educação Superior, das quais cinco estão no Brasil e 30 estão na América Latina e Caribe e são representadas pela Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). O reitor da Unisinos é o tesoureiro da AUSJAL e delegado desta associação junto à equipe diretiva da IAJU.