O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, participou de uma série de eventos promovidos pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), realizados em Brasília, na última semana. As atividades reuniram lideranças educacionais, gestores e representantes de instituições católicas de todo o país, com o objetivo de discutir os rumos da educação confessional e sua presença no debate público nacional.
Como presidente do Conselho Superior de Educação da entidade, Pe. Sérgio integrou a agenda na Câmara dos Deputados, que marcou o lançamento da Agenda Política da Anec – documento que propõe diretrizes e prioridades da educação católica junto ao Legislativo Federal. O encontro reforçou a importância da incidência política da associação e da participação ativa das instituições católicas na formulação de políticas públicas educacionais.
Durante o Fórum de Gestores e Mantenedoras, o reitor participou da mesa de abertura e foi um dos painelistas do debate sobre Liderança e Gestão em Instituições Confessionais, compartilhando reflexões sobre os desafios de liderar com propósito e identidade institucional.
Pe. Sérgio também presidiu a Celebração Eucarística antecedendo o Seminário de Identidade Confessional, que teve como tema “Entre a herança e o horizonte – o potencial estratégico da identidade confessional da educação católica”. O encontro foi voltado ao fortalecimento da identidade confessional como diferencial estratégico na educação católica.

O coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS), Pe. Antônio Tabosa, também participou das atividades da Anec em Brasília. Vice-presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), ele representou a Unisinos em agendas específicas voltadas ao Fórum de Gestores e Mantenedoras.

Ele destacou que a experiência foi uma oportunidade de aprendizado e partilha entre instituições católicas de todo o país. “A experiência possibilitou compartilhar reflexões sobre governança, liderança e gestão a partir da dissertação de mestrado desenvolvida na área de Gestão e Negócios da Unisinos, ao mesmo tempo em que permitiu conhecer diferentes realidades e vislumbrar novas oportunidades de cooperação entre as instituições”, pontuou.
Os encontros promovidos entre as instituições católicas de ensino têm se mostrado fundamentais para fortalecer redes colaborativas e fomentar a qualificação de gestores educacionais. Segundo Pe. Tabosa, essas iniciativas contribuem significativamente para o desenvolvimento de especializações voltadas às áreas de governança, liderança e gestão. “São fundamentais para renovar o compromisso com a missão educativa, qualificar a formação de gestores e reafirmar o papel das mantenedoras católicas na construção de uma educação transformadora, fiel ao seu carisma e sintonizada com as demandas do nosso tempo”, finalizou.
As participações reforçam o compromisso da Unisinos com a missão da educação católica no Brasil, aliando excelência acadêmica, compromisso social e inspiração inaciana na formação integral de pessoas e comunidades.