Reitor da Unisinos é cidadão leopoldense

Pe. Marcelo Fernandes de Aquino recebeu o título nessa quarta-feira, 15/8

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa quarta-feira, 15/8, a Câmara Municipal de São Leopoldo foi palco de uma bela homenagem. O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, recebeu título de cidadão leopoldense. A homenagem foi proposta pelo vereador Brasil Oliveira, da bancada do PSB.

O vereador proponente da comenda, abriu a sessão lembrando que os 13 colegas vereadores aprovaram a proposta de concessão do título por unanimidade. “Por todo lugar onde o padre Marcelo vai, ele leva o nome de São Leopoldo. Como representante de parte da população leopoldense, quero agradecer os serviços prestados ao município pelo reitor e pela Unisinos”, destacou Brasil.

A secretária Estadual de Minas e Energia e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, lembrou que o padre Marcelo sempre diz da necessidade da Universidade extrapolar os seus muros. “Padre Marcelo não tem medo das coisas que são do futuro, como a HT Micron, por exemplo, que trouxe a possibilidade de transformar o futuro da região”, frisou. Para Kakuta, o reitor e a Unisinos tornaram São Leopoldo uma região protagonista. “Hoje a gente pode dizer que a Unisinos coloca São Leopoldo no mundo dos negócios como provedora de conhecimento, de pesquisa e de empregabilidade”, declarou.

Padre Marcelo iniciou sua fala dizendo que é sempre uma distinção muito grande para qualquer pessoa receber, de uma cidade onde não nasceu, o título de cidadão. “Conhecedor do significado profundo que carrega a palavra ‘cidadão’, agradeço essa homenagem. Recebo-a, porém, como um título que homenageia antes de tudo a obra dos jesuítas em São Leopoldo e, em particular, a Unisinos, justamente quando ela se prepara para completar 50 anos”, afirmou.

O reitor falou um pouco da história da Unisinos e a ralação com o município. “Nossa instituição nasceu em terras leopoldenses e, por mais que se expanda, realizando sua missão em diferentes regiões do Brasil, continua tendo, no seu campus de São Leopoldo, sua sede e sua Reitoria”, destacou.

Padre Marcelo falou também da responsabilidade da Universidade com a cidade e com os projetos sociais. “A Unisinos existe para servir a sociedade”, afirmou. E lembrou de cerca de 90 mil pessoas que a Universidade já diplomou. “São 90 mil cidadãs e cidadãos que passaram a educar outras pessoas, a atuar em organizações públicas e privadas, a desenvolverem social e economicamente as regiões onde atuam. Para além de quantidade, o Magis jesuíta é a força que nos move a perseguir uma educação de excelência, um objetivo que tem sido alcançado, como demonstram as avaliações do MEC, que posicionam, ano após ano, a Unisinos como uma das melhores universidades privadas do Brasil”, frisou.

O reitor encerrou seu discurso dizendo que a Unisinos muito fez e fará pela cidade e pela região, mas que suas realizações precisam ter a parceria e a solidariedade da comunidade. “Eu particularmente, mas também a Unisinos, temos orgulho de integrarmos a comunidade leopoldense”, finalizou. O Quarteto de Cordas, da Orquestra Unisinos Anchieta, fechou a sessão. Ao final da noite, os presentes foram recebidos na Antiga Sede da Unisinos para um coquetel.

Sobre o homenageado

Pe. Marcelo, nasceu em 1948, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. É um catarinense cosmopolita que tem ligações de longa data com o RS e a cidade de São Leopoldo. Ingressou na Companhia de Jesus (ordem dos jesuítas) aos 20 anos, cumpriu seu primeiro ano de noviciado em Pareci Novo (RS), e, após 10 anos de estudos, foi ordenado padre, fazendo os últimos votos em 1986. Foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei (1973-1975). 

Em 1998 retornou a São Leopoldo, após uma longa jornada de estudos nos Estados Unidos e na Europa e de trabalho em Belo Horizonte, onde foi reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE e diretor do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus – CES.

Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Aloisianum e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, ambas na Itália, cursou especialização em Filosofia, na Alemanha. Concluiu mestrado e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde também realizou mestrado em Teologia. Em 1999, fez pós-doutor em Filosofia no Boston College, nos Estados Unidos. 

É professor da Unisinos desde 1996, atuando inicialmente no Mestrado em Semiótica e, a partir de 1998 no programa de pós-graduação em Filosofia, que coordenou de 1998 a 2005. Desde 2006, é reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Na Unisinos, antes de ser reitor, foi vice-reitor (2002-2005). Pe. Marcelo Aquino concilia suas atividades como reitor, professor e pesquisador, filósofo e sacerdote.

Além da liderança na Unisinos, atualmente é: Vice-Presidente da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina – AUSJAL (desde 2015); 2.º Vice-Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2016 a 2018); Membro do Conselho Diretor do Universia Brasil (desde 2008); Suplente do Conselho Superior do Conselho de Reitores as Universidades Brasileiras – CRUB (desde 2009); Membro do Conselho Deliberativo da ONG Parceiros Voluntários (desde 2007); Membro do Fórum de Reitores das Universidades Jesuítas – FORIES (desde 2014); Membro dos Conselhos Científicos das Revista Portuguesa da Universidade Católica de Portugal (desde 2001), da Revista Síntese (desde 2001) e da Revista Kriterium (desde 1992) e da Revista de Educação ANEC (desde 2010).

Destaques da Unisinos na gestão do Pe. Marcelo

* Definição da Visão 2025: “Ser Universidade Global de Pesquisa”;

* Ampliação da internacionalização;

* Trabalho em tríplice hélice: parcerias Poder Público – Universidade – Empresas;

* Criação dos cinco Institutos Tecnológicos;

* Ampliação do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos;

* Compromisso com a responsabilidade socioambiental;

* Ressignificação da Extensão Universitária e da Ação Social;

* Criação das seis Escolas Unisinos;

* Criação das sedes na Serra: Caxias do Sul e Bento Gonçalves;

* Implementação dos Polos de EaD no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Piauí. Além da ampliação da oferta de Mestrados Interinstitucionais (Minters) e Doutorados Interinstitucionais (Dinters), em diversos estados brasileiros;

* Reconhecimento do Campus Porto Alegre em 2009;

* Construção e início de funcionamento do novo complexo de prédios do Campus Porto Alegre em 2016; 

* Criação de 32 cursos de Graduação, dentre eles o curso de Medicina, num total de 76 habilitações com 111 ofertas, sendo 71 em São Leopoldo, 26 em Porto Alegre e 16;

* Criação de 3 Mestrados Acadêmicos e 7 Mestrados Profissionais e 12 Doutorados;

* Sucessivos reconhecimentos pelo MEC: Com base no IGC (Índice Geral de Cursos) da avaliação bianual do MEC: Melhor universidade privada da Região Sul, pela quarta vez consecutiva; 3.ª Melhor universidade privada do Brasil; e pela quinta vez consecutiva, a melhor graduação privada da Região Sul.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar