Prorrogadas até 31 de agosto inscrições de projetos de educação midiática para e-book do Desafio Nuvem

Professores do ensino básico podem submeter propostas para a publicação organizada pela Unisinos com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Crédito: Divulgação

O Desafio Nuvem de Educação Midiática ampliou até 31 de agosto o prazo para professores do ensino básico inscreverem suas propostas para publicação no e-book do programa. Serão selecionados 10 projetos de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento para a publicação, que tem como intuito servir de referência a outros professores no desenvolvimento de atividades de educação midiática em sala de aula. O formulário de inscrições pode ser acessado aqui.

Lançado em abril pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o Desafio Nuvem está alinhado às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem competências relacionadas à educação para as mídias, combate à desinformação e ao discurso de ódio, e promoção da liberdade de expressão entre crianças e adolescentes.

Na primeira fase do programa, foram realizadas duas oficinas com especialista do Brasil e dos Estados Unidos, como as estadunidenses Katya Vogt, que integra a ONG internacional IREX e Tessa Jolls, presidente e CEO do Center for Media Literacy, e os brasileiros Raphael Kapa, jornalista coordenador de educação da Agência Lupa, e Nina da Hora, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS-FGV).

A ideia é que os assuntos abordados nas palestras inspirem os professores participantes na elaboração ou aperfeiçoamento de seus projetos de educação midiática para submeterem suas propostas para o e-book. Nesse sentido, entrevistas com os palestrantes, transcrições das palestras, indicações de referências e vídeos de orientação têm sido disponibilizados semanalmente em uma newsletter enviada aos inscritos na primeira etapa e no blog do Nuvem, que pode ser acessado a partir do site nuvem.unisinos.br, na aba Notícias. Também um grupo de conversa por aplicativo foi criado para aumentar a interação dos professores participantes com a comissão organizadora. Quem não participou da primeira fase e deseja ingressar no programa, pode solicitar acesso aos conteúdos aqui. Não há qualquer custo para os participantes.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar