Na última segunda-feira (1), ocorreu em São Leopoldo a abertura da 2ª turma de São Leopoldo do Programa em Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Softex, Christian Santos; o vice-prefeito de Sapucaia, José Bernardes; o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Gustavo Borba; o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sandro Rigo; a decana da Escola de Gestão e Negócios, Patrícia Cabral; o coordenador do Programa de Residência em TIC, Maurício Ferreira e a professora da Escola Politécnica, Josiane Porto.
Segundo o coordenador, a seleção dos alunos se deu por meio de edital público, os candidatos inscreveram-se para as vagas de ampla concorrência ou para as reservas de cotas, que foram definidas a fim de promover a inserção de grupos pouco presentes na área de TI, tais como: mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas acima de 45 anos e pessoas com Ensino Médio completo. “O processo seletivo priorizou a vinculação às áreas de exatas, buscando atrair estudantes e profissionais que queiram conhecer a TI ou migrar de carreira, sem excluir outros cursos. Por fim, o edital contemplou, preferencialmente, moradores dos municípios da região que foram afetos pela tragédia climática de 2024”, completou Maurício.
Os 250 candidatos selecionados cursarão, durante dois meses, 14 cursos online de computação básica. “Ao final, realizarão uma prova on-line. Os 90 primeiros classificados prestarão uma prova presencial. Desses, os 50 melhores passam para a Fase de Imersão. Nessa etapa de seis meses, os Residentes serão organizados em 10 times e desenvolverão um projeto real de TI demandado por uma empresa da região. Está previsto, além de competências técnicas, o desenvolvimento de soft skills durante o curso. Para tanto, teremos dois professores orientadores que conduzirão o processo. Como apoio e incentivo, os alunos receberão um notebook e uma bolsa mensal de R$ 1.800,00”, explica Ferreira.
“Iniciativas como essa criam condições de carreira para aqueles que possuem interesse na área de TI. Busca-se, também, contribuir para a reconstrução do estado do RS por meio da formação em tecnologia, apoiando empresas que necessitem de soluções tecnológicas para seus negócios e incrementando o mercado com a inserção de novos profissionais”, finaliza Maurício.
Unisinos e BRISA seguem com editais abertos para novas turmas nas Regiões de Porto Alegre (até 01/01) e Eldorado do Sul (até 18/01). Consulte os editais.