Professores da Escola Politécnica são citados em ranking da Elsevier 

Lista apresenta os cientistas mais influentes do último ano

Crédito: Arthur Woltmann

A Elsevier, uma empresa editorial holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico, publicou recentemente uma lista com os cientistas mais influentes e a Unisinos conta com 4 professores da Escola Politécnica no ranking. São eles, Cristiano Costa, Jorge Barbosa, Miguel Sellitto e Rodrigo Righi. 

Professor do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada e coordenador do Núcleo de Excelência em Inovação de Software – SOFTWARELAB, Cristiano afirma que o reconhecimento é resultado de um esforço feito com seu grupo de pesquisa em mirar periódicos de alto impacto e que geram muitas citações. “Temos artigos com mais de 400 citações de acordo com o Google Scholar, o que torna o impacto de nossa pesquisa bastante significante. Considerando que vivemos em um país que tem estimulado pouco a pesquisa, pelo baixo financiamento, e as dificuldades que enfrentamos para concorrer com grandes centros internacionais acho o resultado excepcional”. 

Jorge, que atua nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e em Engenharia Elétrica, explica que esse reconhecimento representa um resultado relevante de um trabalho colaborativo que está sendo desempenhado a bastante tempo com um grupo pessoas. “Essa história de colaboração envolve colegas professores e pesquisadores, orientandos, alunos, equipes de projetos e funcionários da Unisinos. O reconhecimento é do grupo, pois a produção que gerou o resultado é um esforço coletivo. Agradeço aos parceiros de jornada.”    

Para o professor e pesquisador do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas, Miguel Sellitto, a menção recebida de uma organização tão influente no meio acadêmico como a Elsevier é fruto de trabalho em equipe desenvolvido desde 2006, quando iniciaram as atividades do PPGEPS. “O grupo de estudos em Engenharia de Produção recebe com muita humildade este reconhecimento, tendo consciência de que tudo o que se conquista em pesquisa é fruto de ações compartilhadas e articuladas entre nossos alunos e professores com membros de outros grupos, dentro e fora da Unisinos, e dentro e fora do Brasil”. 

“Serve de estímulo para materializarmos outras metas, já em andamento, tais como possibilitar aos alunos do PPGEPS a dupla titulação com instituições internacionais de alto quilate”, continua Miguel. 

Rodrigo é professor do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada e acredita que o reconhecimento é fruto de uma pesquisa dedicada realizada por mais de duas décadas, cujos alicerces são publicações em veículos de grande impacto e de renome internacional e contribuições marcantes e disruptivas para a indústria e para a população.  

“Nos últimos anos, em especial, destaco uma inserção muito forte nas áreas de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e E-Health, as combinando para gerar avanços técnico-científicos de caráter aplicado. Por fim, saliento que o fato de estar listado entre os pesquisadores mais influentes segundo lista da Elsevier também se deve a crescente internacionalização da Unisinos, através dos Programas CAPES PRINT, por exemplo”.  

“Essa inflexão faz com que tenhamos discussões reais e regulares de pesquisa com pares de importantes universidades estrangeiras, aqui destacando players da Friedrich Alexander Universitat Erlangen Nurnberg (Alemanha) e do Korea Advanced Institute of Science & Technology (Coreia do Sul)”, conclui Rodrigo. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar