Professora da Escola de Saúde é eleita para conselho executivo do ICADTS

Juliana Scherer está entre os 12 representantes que definem as prioridades de ação dentro do órgão internacional

Crédito: Divulgação

A professora da Escola de Saúde, Juliana Scherer, foi eleita para o conselho executivo do Conselho Internacional de Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito (ICADTS, do inglês International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety), que tem o objetivo de definir as prioridades de ação dentro do ICADTS, buscando atender as necessidades atuais e globais de pesquisa, intervenções e políticas públicas na área de álcool, drogas e trânsito.

Com a eleição sendo realizada a cada três anos, os conselheiros eleitos realizam atividades por nove anos, sendo os primeiros três com foco em treinamento para a posição eleita, depois mais três anos atuando de fato no cargo eleito, e os últimos três como conselheiros das gestões seguintes. Atualmente, o conselho executivo conta com 12 conselheiros, sendo apenas dois de países de baixa e média renda.

“A minha inclusão teve justamente o propósito de envolver mais pesquisadores jovens de países em desenvolvimento dentro do grupo que propõe direcionamentos na área. Infelizmente, apesar de 90% das mortes de trânsito ocorrerem em países de baixa e média renda, pouquíssimos grupos de pesquisa investigam questões relacionadas a álcool e drogas nessas localidades”, explica Juliana.

Ainda segundo Juliana, a participação de uma professora da Unisinos no conselho executivo de uma instituição como o ICADTS demonstra o potencial de pesquisa aplicada que tem na Universidade. “O espaço oportunizará uma maior visibilidade dos estudos desenvolvidos no PPG de Saúde Coletiva, bem como contribuirá para o desenvolvimento de colaborações internacionais. São oportunidades como essa que garantem a translação do conhecimento gerado por professores e alunos da Unisinos para práticas de saúde pública, trazendo resultados de impacto social significativos”, destaca.

Sobre o ICADTS

O ICADTS é um órgão internacional independente, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a redução da mortalidade e da morbidade provocadas pelo uso indevido de álcool e drogas no trânsito, em todos os meios de transporte. Para isso, o ICADTS promove uma série de ações, incluindo a promoção de eventos científicos, organização de seminários, criação e promoção de grupos de estudo, desenvolvimento de diretrizes e normativas para políticas públicas e desenvolvimento de pesquisas dentro das temáticas de interesse. Ainda, o órgão atua como facilitador de colaborações internacionais para promoção da segurança no trânsito a nível global.