Porto-alegrenses escolhem a marca da cidade

A ação faz parte do Pacto Alegre, um movimento entre empresários, Unisinos, UFRGS, PUCRS e Prefeitura da capital gaúcha

Crédito: Luan Furtado

A cidade de Porto Alegre tem uma nova marca, em campanha que está em desenvolvimento e será veiculada para marcar o aniversário de 250 anos da Capital. Após escuta pública realizada nos últimos três meses, a proposta “Horizontes” venceu com 60% da preferência do público. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, dia 17/02, nas redes sociais do Pacto Alegre.

As marcas finalistas – Horizontes, Formas e Caminhos – são fruto de um trabalho colaborativo que ouve os porto-alegrenses desde o início. Interrompido durante a pandemia, o projeto começou em 2018, iniciando com pesquisas e um workshop onde compareceram 120 moradores de 40 bairros – envolvendo diferentes idades, gêneros e classes sociais. A partir de suas percepções sobre a cidade, 40 escritórios de design de Porto Alegre desenvolveram as marcas que foram para avaliação da população.

A proposta vencedora, “Horizontes”, evidencia a Capital gaúcha como um porto para se encontrar, lugar para se conectar e um horizonte para se reinventar. Assim, transmite a conexão com o meio ambiente, a cultura e a pluralidade de ideias que reforçam a identidade acolhedora da cidade. Além disso, destaca o futuro de uma cidade mais plural, justa e inovadora, tendo a colaboração como um norte para a criação e transformação social.

A escuta pública contou com a participação do público de praticamente todos os bairros de Porto Alegre. Com o total de 10.574 votos, mais de 1.600 participações foram feitas por pessoas de fora da cidade, sendo 200 de fora do país. A participação popular foi crucial para a escolha da marca. “Fizemos questão de consultar a comunidade, desde o desenvolvimento até a escolha final das opções desenvolvidas. É a construção de uma marca de todos para todos, de uma forma democrática e representativa”, explica Daniela Lompa Nunes, diretora da Purpous Marcas com Alma e uma das líderes deste projeto.

Para Luiz Carlos Pinto da Silva, Secretário Municipal de Inovação e coordenador do Pacto Alegre, “a construção do projeto Marca de Porto Alegre foi sedimentada a partir dos valores mais importantes que norteiam o Pacto: o fazer compartilhado, a possibilidade de engajamento múltiplo e a validação coletiva”. A escolha da marca a partir da participação popular é um dos diferenciais do projeto da Capital.

Ao longo dos próximos meses, vários pontos de contato com a marca estão previstos e sendo viabilizados através de parcerias público-privadas:

• O site de Porto Alegre, com as informações do que ver e fazer na cidade, será uma das importantes entregas com a identidade nova da Capital;
  • Existe o plano de implantação de Self points, em que o símbolo da marca se tornará uma moldura “instagramável”. Uma forma de comunicar importante nos tempos atuais;
  • Sinalização de espaços de interesse turístico;
  • Receptivo da cidade no aeroporto e rodoviária;
  • Mobiliário urbano;
  • Materiais para feiras que apresentam Porto Alegre como destino turístico.

Cidades como Amsterdam (I Am sterdam) e Nova York (I Love NY), até países como Israel (Startup Nation), são referências positivas de uso de marca ou place branding, como é conhecido entre os profissionais da área de design. Na Capital gaúcha, esse trabalho começou em 2018 como um dos projetos escolhidos pela Mesa do Pacto Alegre, entidade criada com o objetivo de melhorar a imagem da cidade e autoestima dos cidadãos para atrair e promover investimentos, reter talentos através de diferentes ações e a promover num mundo globalizado.

Sobre o Pacto Alegre

O Pacto Alegre é um movimento que reúne empresários, Instituições de Ensino e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que tem como objetivo transformar Porto Alegre em um ecossistema de inovação de classe mundial para a criação de um futuro melhor para todas as pessoas. Tendo origem na sociedade civil, envolvem empresários, acadêmicos, cidadãos e atores públicos inquietos com o futuro. Tem como alicerce a criatividade, nas novas tecnologias e na inovação, tendo as pessoas como agentes de transformação da sociedade, com alto impacto social e ambiental, e dos negócios, das startups às grandes empresas.

Inscrições abertas

Pertencente a uma das ações da Aliança para Inovação (articulação entre as três maiores universidades do Rio Grande do Sul), o MBA de Ecossistema de Inovação da Unisinos está com inscrições abertas.