Portal Mescla volta ao ar com novos conteúdos e layout

Site da Escola da Indústria Criativa da Unisinos aposta em histórias audiovisuais

Crédito: Divulgação

Depois de um curto período de férias, o Mescla está de volta. A nova versão do portal da Escola da Indústria Criativa da Unisinos teve o layout remodelado para ser melhor lido em dispositivos móveis, com mais destaque para fotos, vídeo, arte, e podcasts.

O projeto desenvolvido pela Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) segue com sua linha editoral, incentivando a formação profissional e a produção cultural da Indústria Criativa, a partir da experiência de alunos e professores, e também dos colegas que atuam nas diferentes áreas dos 12 cursos da Escola. No entanto, a ideia é também ampliar e abrir o espaço para os debates, conteúdos e atividades que giram em torno dos temas cultura, inovação, mídia, criação e empreendedorismo.

“Todo veículo institucional tem que nascer pensando no processo de mudança. A gente está mudando principalmente para oferecer uma melhor experiência para mobile. A primeira versão do Mescla não foi pensada nesta lógica, era um momento em que o celular ainda não era o principal suporte de acesso a publicações deste estilo” justifica a professora Cybeli Moraes, coordenadora da Agexcom. As principais referências para a criação do layout foram o portal de notícias Nexo e os sites da revista Trip e da própria Agexcom.

Com a repaginada no visual, o portal agora inclui novas editorias como a Por Dentro, que traz notícias da área; Deu certo, com perfis de profissionais e estudantes e seus projetos inovadores; Especial, reportagens aprofundadas sobre temas cotidianos; e Referências, que apresenta entrevistas audiovisuais com professores e pesquisadores sobre os assuntos mais atuais das áreas de interesse da Indústria Criativa. Além do conteúdo em texto e imagem, os canais MesclaTV e MesclaCast, hospedados na plataforma YouTube, trarão novas produções inéditas em vídeo e áudio, além de uma curadoria de conteúdos para estudantes, profissionais e interessados pela área.

Ainda no primeiro semestre de 2019, outras editorias serão lançadas: Oportunidades vai trazer vagas abertas, bolsas e cursos gratuitos; o Roteiro irá apresentar a agenda cultural da semana; o Na Prática abordará tendências de mercado; e a Playlist vai ser um espaço para criação colaborativa de curadorias musicais.

As redes sociais do Mescla também devem passar por mudanças. “A primeira etapa é reinvestir na plataforma, repensar o conteúdo e a arquitetura da informação. Em um segundo momento iremos repensar a estratégia de redes sociais, visando melhorar o engajamento”, conta Cybeli.

O novo desenho do portal Mescla tem a assinatura dos estagiários de jornalismo da Agexcom, com a mentoria dos professores Luciana Kraemer, Daniel Pedroso, Debora Gadret e do funcionário Marcelo Garcia. A programação do site é assinada pelo estagiário do curso de Jogos Digitais, Bernardo Alvares Braga, sob orientação do professor Márcio Gomes. A atualização da marca e o novo webdesign foi realizado pelo estagiário do curso de Comunicação Digital, Samuel Gomes, com a consultoria do professor Robert Thieme.

Histórico de portais da agência

Lançado em 2002, o primeiro site de jornalismo da Agexcom foi o Portal 3, sendo depois substituído pelo Unicos, em 2012, e pelo Mescla, em 2017. “A cada novo portal, o projeto gráfico foi atualizado, tanto para se adaptar à nova marca quanto para absorver as tendências de design”, conta o jornalista e diagramador da agência Marcelo Garcia.

Enquanto os portais anteriores eram voltados apenas para os cursos de Comunicação, o Mescla tem como público-alvo integrantes de toda a Indústria Criativa. “A ideia é oferecer ao público leitor conteúdos multidisciplinares. Isso reflete o que é a vida hoje, em que os assuntos, os conhecimentos, as práticas estão todas entrelaçadas”, explica Marcelo.

Antes da fundação da agência, os cursos de Comunicação da Unisinos também foram pioneiros no lançamento da Zumzine, uma revista digital com novas edições a cada mês. Realizada na época pela Agexjor (Agência Experimental de Jornalismo), a primeira edição da Zumzine foi lançada em 1997 e tratava sobre cotidiano, viagens, tecnologia e cultura.

Sobre a Agexcom

Criada em 2002, a Agência Experimental de Comunicação da Unisinos realiza cerca de 200 trabalhos por ano. A agência atende a clientes internos e parceiros da Unisinos, como empresas e projetos de extensão. Já foram 79 prêmios conquistados, de organizações como Expocom, Festival Mundial de Publicidade de Gramado, Intercom e Líbero Badaró de Jornalismo Universitário.

Acesse o Mescla

Envio de sugestão de pauta: mescla@unisinos.br (ou pelas redes sociais)

Instagram: instagram.com/portalmescla

Facebook: facebook.com/portalmescla