Pesquisa da Unisinos desenvolve teste rápido para monitoramento de sífilis

Rapidsifi será especialmente importante para o tratamento de gestantes com a infecção

Crédito: Divulgação

A Unisinos está desenvolvendo um produto inédito em benefício da saúde da mulher. É o Rapidsifi, um teste rápido para o acompanhamento da sífilis no organismo – especialmente necessário para impedir complicações mais graves em gestantes infectadas pela doença.

Isso porque, além de tratar a sífilis, as gestantes precisam fazer um monitoramento constante da evolução da infecção no corpo da grávida, feito por meio de testes. Para oferecer uma experiência menos invasiva e mais padronizada, Priscila Lora, professora da Escola da Saúde, junto a sua equipe a mestranda de Engenharia Elétrica Duane Moraes e a graduanda de Biomedicina Bruna Ferri, tiveram a ideia de desenvolver o Rapidsifi.

Crédito: Divulgação

A diferença do Rapidsifi é que a análise do material coletado será feita a partir de uma detecção eletroquímica, avaliando a quantidade de anticorpos no sangue. Isso permite um processo padronizado e traz mais agilidade ao resultado. Atualmente, o teste comum de monitoramento de sífilis é analisado por um profissional de saúde, o que retarda o diagnóstico.

Especialmente perigosa para gestantes, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) relativamente comum. De 2010, quando a doença passou a ser de notificação compulsória, até junho de 2021, foram identificados 95 mil casos de sífilis adquirida no Rio Grande do Sul. Os dados da Secretaria da Saúde do Estado apontam, além disso, aumento expressivo ao longo dos anos.

Teste rápido para monitoramento é inédito

O teste será destinado a quem busca fazer esse acompanhamento no tratamento para a doença. “Essa é a grande chave. Existem vários testes rápidos para descobrir se a pessoa está com sífilis ou não, mas não há um teste rápido para acompanhar o tratamento. O Rapidsifi vai beneficiar especialmente as gestantes, que são o grupo de risco de quem contrai a infecção”, explica Priscila.

Crédito: Pedro Barbosa

Ainda em estágio inicial, o projeto deve receber validação em ambiente laboratorial em setembro de 2023. A próxima etapa é a de análise de disponibilidade para o mercado.

Os testes rápidos são desenvolvidos em parceria entre a Unisinos e a Biosens, empresa da qual Priscila é CEO. O principal meio de fomento é o edital Catalisa ICT, no qual o projeto foi contemplado. Além disso, conta com um fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que envolve o uso de nanomateriais para biossensores.

O que é a sífilis?

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, se não tratada precocemente, afeta vários órgãos do corpo humano, como os olhos, a pele, o cérebro, o sistema nervoso e o coração. Os sintomas vão desde pequenas feridas nos órgãos genitais, que somem sem deixar cicatrizes, até manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Em estágios mais avançados, essa infecção compromete o sistema nervoso central, com inflamação na aorta, lesões na pele e nos ossos. A doença é extremamente perigosa principalmente para gestantes. Além de sofrerem com os sintomas, podem transmitir para os filhos em qualquer momento do parto ou durante a própria gravidez, na chamada sífilis congênita.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar