Para melhorar o país

Curso de Gestão Pública ocorre na modalidade a distância

“O Brasil evidencia necessidades de mudanças profundas na forma de se fazer gestão pública” afirma Odair Gonçalves, professor da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos. “Estamos colhendo hoje o que plantamos ontem, e o resultado das ações e projetos que foram implementados mostra que as escolhas não foram as melhores.” A leitura que o mestre em Ciências Contábeis faz sobre o momento do país dá o tom: há algo errado no modo como caminha a nação.

De um lado, uma crise econômica de proporção nacional. De outro, a falta de planejamento para contorná-la. “O país tem muitos recursos e potencialidades, mas carece à gestão pública escolher projetos e formas de execução que resultem em desenvolvimento de médio e longo prazo, de forma a aumentar a renda per capita e a dar um retorno maior e mais perceptível ao cidadão, por parte da prestação de serviços pelo estado”, explica o professor.

Ainda de acordo com o docente, o mundo, como um todo, tem buscado o aumento dos resultados das ações governamentais voltadas à população, em detrimento de questões de cunho ideológico, contudo, “parece que essa não é a realidade brasileira, pois, no Brasil, ideologias ainda são levadas em conta na hora da tomada de decisão”.

Promover a mudança

Odair acredita que é preciso aumentar a profissionalização no serviço público e formar gestores mais estadistas e menos partidários, ou seja, que tenham mais atuação para resultados que ultrapassem os seus governos. “Não existe mais espaço para amadores, o que existe é a falta de profissionais com visão sistêmica, capazes de promover mudanças em suas áreas de atuação.”

Com as políticas de controle intensificadas, a tendência é que o gestor seja cada vez mais exigido no cumprimento de suas atribuições. Pensando nisso e com o propósito de capacitar os profissionais a desenvolverem conhecimentos e atitudes necessários à atuação, a Unisinos criou a Graduação Tecnológica em Gestão Pública (EAD), que terá sua primeira oferta em 2016/1.

Voltado à definição de ações necessárias à implementação de políticas públicas, o curso habilita o estudante a liderar e participar de equipes de planejamento, execução e controle da gestão pública. O tecnólogo também aprende a se comunicar com pessoas de diferentes níveis de conhecimentos técnicos, internos e externos à organização, bem como a atuar profissionalmente segundo princípios éticos e de responsabilidade social.

Saiba mais sobre o curso no site. Inscrições abertas para o Vestibular.