Palavras em debate

Atividade do Projeto Provocações Unisinos acontece nesta quinta-feira, 15/9

Foto: iStock

“Em debate – Ensaiar com Palavras: Literatura, Experiência e Criação na Escola” acontece nesta quinta-feira, 15/9, a partir das 19h30, no Auditório Maurício Berni, campus São Leopoldo. O evento faz parte do Projeto Provocações Unisinos. A atividade é voltada aos estudantes e professores dos cursos de Licenciatura da universidade.

O objetivo do evento é pensar o ensino de literatura do ponto de vista da experiência com os textos – experiência como possibilidade de ensaiar, com o outro, a leitura e a escrita pela dimensão da criação no espaço escolar.

Ministrante

Raquel Leão Luz é doutoranda em Educação, pelo núcleo de pesquisa em Arte, Linguagem e Currículo, da Faculdade de Educação da UFRGS. Graduada em Letras, cursou Mestrado em Linguística Aplicada também na UFRGS, desenvolvendo sua dissertação acerca dos temas do ensino de língua materna em projetos escolares. Atualmente desenvolve sua tese pesquisando temáticas relacionadas ao ensino de literatura, com viés nos conceitos de experiência e criação. Atua como professora de Língua Portuguesa e de Escrita Criativa no Colégio João XXIII em Porto Alegre. É coautora do blog Era uma vez outra mulher.

Projeto Provocações

Por meio da articulação entre arte, educação e formação de professores, o objetivo do projeto é ampliar o repertório cultural dos alunos das Licenciaturas. Não se trata, porém, de “ensinar sobre arte” ou “instrumentalizá-los para o contato com a arte”, mas de provocá-los a conceber as linguagens artístico-culturais como uma dentre as tantas formas de se relacionar com o mundo. Confira a programação completa do Projeto Provocações para 2016/2 e como fazer a sua inscrição no site da Unisinos.