O amor à sabedoria

Programa de Pós-Graduação em Filosofia busca resolver com acuidade os problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico

Formando profissionais capazes de examinar com acuidade, técnica e originalidade os problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos também atua assertivamente na pesquisa e na docência. Integrante da Escola de Humanidades, a Filosofia Unisinos compreende seis níveis de formação que culminam no mestrado e doutorado, através do Programa de Pós-Graduação.

Com parceria firmada com a Faculdade de Filosofia da Universidade de Buenos Aires, o PPG destaca-se por sua excelência acadêmica e vasta trajetória de existência. As três linhas de pesquisa que sustentam os estudos realizados no programa são: sistemas éticos, linguagem e racionalidade; discurso da ciência; e filosofia social e política. O PPG é coordenado pelo professor Alfredo Santiago Culleton, e conta com outros onze pesquisadores na equipe docente.

“A Filosofia Unisinos qualifica o estudante não só para pensar filosofia, mas também, para aplica-la a áreas específicas do conhecimento. Seja o direito, os estudos da linguagem, a filosofia da ciência, da sociedade, da política, ou da ética. Estas são algumas das possibilidades de atuação do filósofo”, explica Culleton. Ainda, segundo o professor, muitos dos alunos e egressos do PPG atuam na área editorial, com a produção de textos, artigos científicos, livros, pesquisa e conteúdo para publicações.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos é bem avaliado pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo que recebeu nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Conheça as linhas de pesquisas:

Sistemas Éticos: Investiga-se nesta linha de pesquisa os temas clássicos da Ética, e os problemas contemporâneos da Metaética e da Ética Aplicada.

Linguagem, Racionalidade e o Discurso da Ciência: Articulam-se questões filosóficas compreendidas sob tais referenciais temáticos, respondendo às demandas da problematização filosófica contemporânea na indagação pelas suas mútuas relações e em sua necessária interface com a ciência na construção da realidade.

Filosofia social e política: É sobre a tensão que articula teoria e prática, visando construir referenciais teóricos para refletir sobre relevantes questões sociais e políticas. Pretende realizar um diálogo produtivo, emancipatório e transdisciplinar com outras áreas.