Nessa última quinta-feira, 31/7, ocorreu a Missa em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola e pelo aniversário de 56 anos da Unisinos. A missa, na Claraboia da Biblioteca do campus de São Leopoldo, reuniu cerca de 200 pessoas da comunidade acadêmica e foi celebrada pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e concelebrada pelos padres José Ivo Follmann, José Roque Junges, Antônio Tabosa e Cledinei Clóvis Cavalheiro.
Em sua saudação, Pe. Sérgio lembrou os 400 anos das missões jesuíticas que serão comemoramos no próximo ano e destacou o papel da Unisinos como continuidade da tradição missioneira iniciada em 1626. Segundo ele, essa herança está profundamente conectada à espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e ao legado da Companhia de Jesus.

Durante sua homilia, o reitor recordou a história e a profunda experiência de Loyola nos tempos de convalescença até Manresa e quando, em 1528, encontrou os companheiros de universidade com quem iria fundar a Companhia de Jesus. Disse ainda que a herança espiritual dos Exercícios nos compromete, como universidade, a não por limites à aventura do conhecimento que não se limita às grandezas, mas, nas pequenezas da vida e do mundo também nos desafia e revela. O Cristo que conquistou Inácio nos lança também em missão, hoje, com todos os conflitos e dramas desse mundo que Deus escolheu para habitar conosco.
Ao final da cerimônia, as novas lideranças da Universidade presentes, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Gustavo Borba; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sandro Rigo; e a decana da Escola Politécnica, Larissa Oliveira, receberam a benção do reitor nesta nova frente de trabalho para seguir na missão da Unisinos.