Memórias das imagens, imagens da memória

13º Semana da Imagem na Comunicação acontece a partir de segunda-feira

Acontece, a partir da próxima segunda-feira, 17 de agosto, a 13ª Semana da Imagem. O evento é realizado pelo PPG em Comunicação e organizado pelo grupo de estudos Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memórias e Design (TCAV).

Tendo como tema “Memórias das imagens, imagens da memória”, o encontro  acontece durante três noites no Laboratório de Pesquisa Avançada em Comunicação e Informação – Labtics (antigo auditório Érico Veríssimo, na Área D). São seis palestras que integram sua programação, e acontecem nos dias 17, 18 e 19 a partir das 20h.

Sua premissa é reunir pesquisadores e estudantes de diversas universidades nos níveis de graduação e pós-graduação e que tenham como interesse analisar imagens visuais, sonoras, audiovisuais e textuais. “Buscamos promover a experimentação e o reconhecimento de novas metodologias para abordagem das imagens contemporâneas”, ressalta o professor João Ladeira, professor do PPG em Comunicação e organizador da 13ª Semana da Imagem.

As palestras serão todas relativas a pesquisas que já foram concluídas, apresentando estudos palpáveis e concluídos. A Semana da Imagem, nesta edição, segue com um enfoque intenso em novas mídias, com atenção para aplicativos móveis, plataformas para acesso de conteúdo através da internet, entre outros. “Nossa expectativa reside em compreender de que forma estes instrumentos funcionam, e para além de seu aspecto meramente técnico, de que modo eles influenciam em nossa cultura. Temos interesse específico no aspecto visual destes aparatos, e também, fundamentalmente, no modo como eles retomam outras diversas experiências com as imagens”, ressalta ainda o professor Ladeira.

Abaixo, o cronograma de palestras:

Segunda-feira (17)

– A Memória materializada pela Arquitetura de Informação: Controle e Audiovisualidades em interfaces digitais, por Ricardo Machado

– Tendência Espectral do Audiovisual Contemporâneo no YouTube, por Michael Abrantes Kerr

Terça-feira (18)

– A Metrópole nas telas dos Apps, por Fabricio Tarouco

– A figura sonora na pausa audiovisual: rastros, percursos e moldurações, por Cybeli Moraes

Quarta-feira (19)

– A Interface Cultural e suas Zonas de Conflito: Das Camadas Espacializadas às Camadas Temporalizadas do Artsy, por Laura Lucas Arrué

– Efeitos de presença em audiovisualidades digitais, por Tiago Lopes

Demais informações no site do TCAV.