Irmãs de Ivoti representam o RS nos Jogos Universitários Brasileiros em Brasília

Daniela Schmitt Schnorr, estudante de Educação Física da Unisinos, recebeu medalha de bronze em uma das categorias disputadas

Crédito: Bruna Muller

Duas estudantes do curso de Educação Física da Unisinos representaram o Rio Grande do Sul na 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, e trouxeram uma medalha de bronze para o Estado. As irmãs gêmeas da cidade de Ivoti, Daniela e Gabriela Schmitt Schnorr, de 21 anos, praticam o atletismo desde os 14 anos. Atualmente, competem nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de martelo. A competição, que encerrou no último dia 17, envolveu estudantes de 400 instituições de todo o país, durante 8 dias, sendo esportistas tradicionais, eletrônicos e adaptados, em 26 modalidades diferentes.

Daniela, responsável por trazer a medalha de bronze no lançamento de martelo, também é a atual campeã do lançamento de disco dos Jogos Universitários Gaúchos e vice-campeã do lançamento do martelo das duas últimas edições. A gêmea, Gabriela, não subiu ao pódio dessa vez, mas é a atual terceira colocada dos Jogos Universitários Gaúchos nas modalidades de arremesso do peso e lançamento do martelo. As duas também participaram da edição de 2019 do JUBs, em Fortaleza (CE).

Sobre ter a irmã como adversária, Daniela garante que não é problema, pelo contrário. “Eu e minha irmã competimos juntas há mais ou menos oito anos, quando iniciamos em um projeto esportivo em Ivoti. Competindo juntas, acabamos ajudando uma a outra, o que nos garante uma certa vantagem. A rivalidade que existe entre nós também é importante, especialmente porque aumenta o nosso próprio nível de competição”, explica a atleta, que ainda revela que a dupla, na verdade, é um trio. As duas contam com a torcida da irmã Rafaela, também gêmea. “Na realidade somos trigêmeas. A Rafa iniciou no atletismo conosco. Ela praticou uns dois anos, mas optou por não seguir os treinamentos”, conta Daniela.

Para o professor da Unisinos, Tobias Gernhardt de Souza, que auxiliou as duas irmãs para a participação nos jogos, o incentivo ao esporte, no âmbito universitário, é extremamente importante para a valorização de atletas de alto nível, como Daniela e Gabriela. “Em 2019, tivemos equipes em diferentes categorias participando dos jogos universitários. Contudo, em meio às dificuldades enfrentadas no período da pandemia, especialmente por quem não conseguiu manter a rotina de treinos, ter as nossas duas alunas representando o Rio Grande do Sul e a Unisinos no JUBs é motivo de muito orgulho para nós”, destaca o professor.

A próxima edição do JUBs ocorre em 2022. As cidades gaúchas de Gramado e Santa Maria disputam o direito de sediar a competição, juntamente com Aracaju, Vitória, Joinville, Goiânia e Rio Verde.