Instituto da Unisinos realiza ensaios para avaliar a propagação de fogo em fachadas 

Itt Performance é o único laboratório do Brasil que oferece esse serviço

Crédito: Rodrigo W. Blum

Desde o ano de 2022, o itt Performance, oferece um ensaio que verifica a reação do fogo em materiais de revestimento e acabamento externo das edificações. O itt é o único laboratório no Brasil que oferece esse serviço, que poderia ter reduzido os danos no incêndio que aconteceu recentemente na Espanha.. 

O coordenador do Performance, Roberto Christ, explica que o terrível incêndio ocorrido em Valência, é um dos diversos casos similares que já foram evidenciados pelo mundo da importância de se conhecer a reação ao fogo dos materiais de revestimento e acabamento das fachadas, não apenas em escala reduzida, mas também em escala real.  

“A reação ao fogo é a área da segurança contra incêndios que se preocupa em compreender como os materiais combustíveis como forros de PVC, espumas de isolamento acústico, revestimentos em madeira, entre outros, contribuem com a geração e a propagação de calor e fumaça no início de um incêndio. O comportamento do material frente a uma fonte de calor é avaliado utilizando ensaios de pequena e média escala em laboratório. Entretanto, não são suficientes para simular a dinâmica do incêndio em uma situação real em fachadas”, completa Roberto. 

Christ lembra que em 2021, foi publicada a ABNT NBR 16951:2021, intitulada como Reação ao fogo de sistemas e revestimentos externos de fachadas – Método de ensaio, classificação e aplicação dos resultados de propagação do fogo nas superfícies das fachadas, baseada na Norma estrangeira BS 8414 Fire performance of external cladding systems. “Ambas as Normas visam estabelecer o procedimento de avaliação de fachadas, em escala real, no laboratório. A amostra deve ser representativa do uso final do sistema, considerando materiais empregados, dimensões, selagens e fixações”. 

Crédito: itt Performance

O ensaio, que é classificatório, utiliza dois critérios de avaliação: a propagação de chamas pela face exterior e a propagação pela face interior. 

O coordenador afirma que, embora esteja caminhando a passos lentos, a preocupação com a segurança contra incêndios em fachadas está gerando movimentações entre as construtoras, profissionais e demais fornecedores do mercado da construção civil. “O país está se preparando para fazer as avaliações necessárias para que haja o emprego de materiais seguros de maneira correta em nossas edificações. Não obstante, fabricantes de sistemas de fachadas devem buscar testar seus produtos, e as construtoras e projetistas devem exigir os laudos técnicos aferindo a qualidade do produto a ser instalada. A preocupação com a segurança da vida humana é obrigação dos engenheiros e nunca deve ser menosprezada”, finaliza Roberto. 

Para saber mais sobre o itt Performance, clique aqui

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar