Inovando na Psicologia

Alunos do curso experimentaram a plataforma AVAX Psi, exclusiva para profissionais da área

Crédito: Divulgação

Tudo estava programado quando a pandemia chegou e, como medida de segurança, a Unisinos migrou as atividades presenciais para o ambiente virtual. De forma rápida, professores passaram a repensar a maneira de dar aula. A Unisinos, em uma parceria com a empresa Bee Touch, possibilitou uma inovação.

No curso de Psicologia, alunos da disciplina Processos de Avaliação Psicológica III experimentaram a plataforma de avaliações psicológicas online AVAX Psi que é disponibilizada apenas para profissionais da área. A Unisinos é a primeira instituição de ensino superior a utilizar a plataforma. “Tendo em vista a necessidade de adaptação da prática dessa disciplina, que tradicionalmente ocorria nas dependências do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde em São Leopoldo e no Serviço Escola de Psicologia em Porto Alegre, nesse semestre tivemos a experiência de realizar avaliações psicológicas online”, explica a coordenadora do curso, Vivian Lago.

Para a sócia da empresa Bee Touch, Ana Carolina Peuker o momento é de muita transformação digital e amplo acesso à informação. “A parceria com a Unisinos revela o quanto a universidade está alinhada com este novo tempo, trazendo para seus alunos recursos que vão prepará-los para as demandas do mundo moderno e ágil. Com a parceria a Universidade revela que está à frente de seu tempo”, afirma.

A experiência possibilitou uma inovação na atividade que permitiu aos alunos a edição do laudo decorrente das avaliações, uma prática possível somente para profissionais. Vivian conta que com o uso da AVAX Psi, os estudantes exploraram outras formas de avaliação online, com roteiros de entrevistas disponíveis na plataforma, para avaliações de porte de arma e psicossociais, por exemplo. “A plataforma permitiu um conhecimento diferenciado aos alunos, de algo inovador. Se a atividade acadêmica tivesse ocorrido de forma presencial, não teríamos desbravado esse recurso”, explica.

A pandemia acelerou a curva de adoção da inovação, alterando a forma de consumo e de prestação de serviços. É isso que pensa Ana Carolina. “Profissionais da área de saúde estão digitalizando seus serviços e criando produtos digitais para se adaptarem ao novo perfil do consumidor. Consumidores estão utilizando tecnologias para acessarem produtos e serviços de uma forma mais ágil e prática. A AVAX Psi, está alinhada com as demandas do mundo moderno, trazendo agilidade e precisão aos processos de avaliação psicológica”, completa.

Crédito: Divulgação

Com a utilização da plataforma, é possível trabalhar remotamente, com armazenamento de dados na nuvem, protocolos digitais, entre outras opções. A coordenadora conta que a experiência foi positiva para os alunos. A estudante Caroline Bueno utilizou a plataforma e diz que o uso foi de extrema importância para fixar o aprendizado na emissão de documentos. “Além de ser de fácil manuseio e super organizada, apresenta muitas informações que facilitam o preenchimento dos campos necessários para cada documento. Acredito que é uma ferramenta que muito auxiliará os profissionais em sua rotina, otimizando a atividade de produção de laudos. Ter essa oportunidade de aprendizado ainda na graduação, com certeza, é muito gratificante”, completa.

Saiba mais

A AVAX Psi foi lançada em 2018 com a intenção de beneficiar a área da avaliação psicológica. Ana Carolina conta que sua empresa Bee Touch foi contemplada no Prêmio Roser, o que possibilitou a incubação na Unitec, do Tecnosinos. “Fomos graduados em 2018, antes do período de três anos, porque o crescimento da empresa era perceptível. Sou muito grata à Unisinos por propiciar um terreno fértil para essas conquistas profissionais. O Tecnosinos, um dos maiores polos de tecnologia do país, é selo de qualidade do qual nos orgulhamos muito”, finaliza.