Inovação no cuidado e na formação em saúde

PAAS prestou atendimento online levando apoio e acolhimento a famílias em São Leopoldo

Crédito: Roberto Caloni

Atendimento remoto em saúde por meio de aplicativo, esse foi o foco do trabalho realizado pelo Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) durante o ano. O cuidado online chegou de diferentes formas até o público, com atendimentos individuais e conjuntos em áreas da saúde, acolhimento permanente, além dos grupos que auxiliam diferentes públicos. Assim, o programa manteve vínculos com os pacientes cadastrados. Para garantir o atendimento, a equipe se adaptou à nova realidade por meio de diversas capacitações. “Nós, como profissionais da saúde, e os estagiários, como profissionais em formação, tínhamos que reinventar nossa presença, seguir trabalhando com o cuidado em saúde e, nesse contexto, nos foi exigido aprender fazendo”, explica a coordenadora do PAAS, Rosana Cecchini de Castro.

Além de prestar atendimento, o programa produziu o volume 7 do Cadernos do PAAS. Revista que traz relatos sobre as experiências vividas durante o ano. Rosana conta que as ações e intervenções realizadas, sejam por áreas de conhecimento ou de forma interdisciplinar, têm sido narradas nos Cadernos desde 2015. A publicação, anual, proporciona espaço para as produções de acadêmicos, professores, técnicos e parceiros do serviço. “Impulsionados pelos desafios da Covid-19, trouxemos o registro, articulação e testemunho do que o programa tem vivenciado desde o início desses acontecimentos até as possibilidades de criação derivadas da nova realidade que se instalou”, destaca.

O resultado alcançado pelo PAAS, demonstra a dedicação e empenho da equipe. “Inicialmente, vivenciamos um momento que pode ser descrito como um caminhar no escuro com uma lanterna na mão. O foco da luz nos permitiu ver algumas das coisas que o isolamento provocou, mas que podiam ser transformadas imediatamente. Outras permaneceram no escuro por mais tempo até que pudéssemos dar mais passos adiante nos inúmeros desafios”, relembra Rosana. Ainda assim, foi possível extrair experiências construtivas. “São benefícios que se desdobram em ações que surgiram e vêm surgindo, tanto para atender de forma qualificada a demanda imposta pelo contexto vivenciado pelos usuários, como também para proporcionar a ampliação na formação dos estudantes”, completa.

O programa ainda conta com dois grupos que realizam atendimentos interdisciplinares nos bairros Cohab Duque e Padre Orestes. Diante das restrições, a realização do trabalho conta com o apoio de redes parceiras. Na avaliação da profissional, a manutenção das atividades foi importante para prestar auxílio às pessoas cadastradas e, gradualmente, receber novos participantes. “Consideramos que o trabalho, via internet, foi relevante para os usuários pelas necessidades que foram expressas por eles e pelo acolhimento e trabalho desenvolvido em função de tais necessidades. O atendimento online tornou-se elemento integrante das competências que vêm sendo desenvolvidas pelos estagiários”, avalia a coordenadora.

Durante o ano, o PAAS prestou 1.632 atendimentos em saúde para 176 pessoas. O programa atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, que estejam em situação de vulnerabilidade social e residam em São Leopoldo. A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas, que desenvolvem seu trabalho de forma interdisciplinar. Além disso, como campo de formação acadêmica, proporciona estágios e práticas curriculares para os cursos de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, além de manter parceria com os cursos de Medicina e de Direito da Universidade.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.