II Competição de Pontes de Palitos de Bambu

Evento acontece na próxima semana, nos dias 10 e 11, no Auditório Central

Foto: Rodrigo W. Blum

Na próxima semana acontece a II Competição de Pontes de Palitos de Bambu. O evento busca elaborar um sistema integrado de ensino e aprendizagem, promovendo um acréscimo na consciência do mundo real. O objetivo da atividade é estimular os estudantes do curso de graduação em Engenharia Civil a complementar a formação com a aplicação de conceitos, leis, fórmulas e teoremas da Análise Estrutural.

Foto: Rodrigo W. Blum

Para o coordenador geral do evento, Uziel Medeiros, a competição tem o propósito de colocar em prática o que é ensinado em sala de aula. “Esta modalidade de competição é bem comum nas escolas de engenharia civil espalhadas pelo Brasil e por outros países. É considerado um momento ideal para colocar em prática conceitos, teorias, fenômenos e requisitos comumente abordados em sala de aula e laboratórios”, destaca.

O professor esclarece que no curso de Engenharia Civil é comum encontrar disciplinas que abordam conhecimentos referentes à Resistência dos Materiais, Mecânica dos Sólidos e Análise Estrutural, que são eleitas pelos alunos como atividades que exigem um nível de dedicação especial. “Com o interesse de apoiar os estudos, associado à necessidade de extrapolar o tempo que é disponível para a exposição em sala de aula, decidi adotar o concurso como uma das atividades extras na rotina do nosso acadêmico de Engenharia Civil”, explica Medeiros.

A atividade trabalha a integração de conteúdos que são enfatizados separadamente pelos professores em cada disciplina. “No projeto e na construção de um protótipo (ponte), colaborando para a compreensão destas matérias, há a possibilidade de promover a prática inclusiva, o compartilhamento de planejamento entre os alunos, e estimular o entendimento das diferenças em busca de uma equidade”, ressalta.

Quem se inscrever no evento receberá certificado de participação, bem como horas complementares. Troféus, medalhas, brindes e livros técnicos da área estão entre os itens de premiação. “Nesta edição, cada um dos integrantes do grupo vencedor será premiado com uma Calculadora Gráfica HP 50G – programável e desenvolvida para solucionar cálculos complexos e para auxiliar profissionais e acadêmicos dedicados à engenharia”, salienta o coordenador. Para se inscrever, ter acesso à programação completa ou ter mais informações sobre o evento, acesse Unisinos.br/eventos.