Governança do Tecnosinos realiza apresentação do planejamento estratégico para o ciclo 2022/2026

Crédito: Isabela Giongo/Tecnosinos

A Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a Acist-SL e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo, realizou, na última quinta-feira, 23, o lançamento do Planejamento Estratégico Tecnosinos – Ciclo 2022/2026. O documento vai servir como referência do projeto do Parque para os próximos quatro anos. 

De acordo com o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, o planejamento começou a ser elaborado, pela Governança do Tecnosinos, em março deste ano com a reconfiguração dos participantes. “O planejamento mostra qual o caminho a seguir e os impactos econômicos e sociais que o Tecnosinos pode trazer para o município, para região e para o país. Aborda, entre outros pontos, uma concepção glocal: pensando globalmente, agindo localmente”. 

Crédito: Isabela Giongo/Tecnosinos

Bitencourt também destacou o propósito da Governança para os próximos quatro anos do Parque. “O papel da Governança do Tecnosinos é assegurar a eficiência dos fluxos de comunicação entre todos os públicos de interesse do Parque. Informar e engajar a todos quais são as nossas estratégias e gerar impacto, como novos empreendimentos, empregos de alto valor, aumento da arrecadação e elevação de competências. Existem muitas trocas que fazemos e muitas que ainda estão por vir. Estamos aqui para fazer bons negócios e gerar riqueza de forma distribuída ”. 

Crédito: Isabela Giongo/Tecnosinos

O reitor da Unisinos, Sergio Mariucci destacou que cada um dos nomes presentes representa o envolvimento dos entes no desenvolvimento do Parque. “Graças aos esforços e empenho dessas pessoas ao longo dos anos, hoje o Tecnosinos é referência em todo o Brasil. O que fazemos deve gerar sentido, e ao final desse trabalho esperamos que isso ocorra e que tenhamos dado o melhor de nós para o desenvolvimento de todas as partes”. 

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, lembrou o início de concepção do Parque e reforçou o papel do poder público. “O Parque vem sendo construído por muitas mãos desde os anos de 1990 e venho trabalhando e acompanhando seu crescimento desde então. Sabemos a importância que o poder público tem para a evolução do Tecnosinos e temos trabalhado nesse sentido, através de investimentos como o Programa 3000 talentos TI”, comentou. Ele também destacou a questão do impacto econômico no município. “A perspectiva de fortalecimento econômico da cidade tem muito a ver com os 8.000 empregos gerados aqui no Parque, mostrando que estamos em um momento importante e o planejamento estratégico mostra onde queremos chegar”, concluiu. 

Para o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke, o Parque gera um círculo virtuoso em São Leopoldo, onde as empresas e seus produtos e serviços refletem na economia da cidade, por meio da geração de empresas e de impostos. “Os recursos do Parque transbordam para a cidade e a Lei da Inovação reflete isto”, apontou. Ele lembra ainda a importância do setor produtivo local junto a este novo modelo econômico. “Foi na ACIST-SL, no início dos anos 90, que aconteceram as primeiras provocações dos empresários, que tomaram corpo e receberam a adesão do poder público e da universidade”. Para ele, a sintonia entre todos os agentes que formam a tríplice hélice é exemplo para outros municípios. 

O presidente do Polo de Informática de São Leopoldo, Oldemar Brahm, ressaltou a importância da continuidade dos projetos desenvolvidos no Tecnosinos. “Temos um presente aqui, que é o Parque. Um ambiente que reúne 110 empresas, numa relação com a universidade e que conta com apoio da Governança em quádrupla hélice”. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel, enfatizou o trabalho realizado pela Governança. “O lançamento do planejamento estratégico do Tecnosinos é mais uma entrega oriunda do trabalho coletivo da Governança. Ficam delineadas as diretrizes e objetivos para os próximos 4 anos, em sintonia com o que temos de mais atual em termos de políticas de tecnologia e inovação”, avaliou. 

Além das participações presenciais, houve uma participação remota do diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pinto, que falou sobre os ambientes promotores de inovação no Brasil e o papel do Parque no processo. “O Tecnosinos é reconhecido em todo o país e serve de exemplo para outros parques. O Brasil, hoje, tem um nível de inovação considerado abaixo da sua capacidade e entendemos que as startups e as iniciativas de parques tecnológicos possam nos ajudar a aumentar nosso nível de inovação como país”, evidenciou. 

Também participaram do evento o vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus, o decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro José Rigo além de representantes do Senac, Senai, Sicredi, dos institutos tecnológicos da Unisinos e de empresários das startups e empresas consolidadas do Tecnosinos. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar