Formação Integral na Sociedade em Transformação

Tema foi abordado durante a Capacitação Colegiado Unisinos 2020/1

Crédito: Dani Villar

Na noite dessa terça-feira, 14/01, o Teatro Unisinos foi palco de um momento dedicado a aprofundar e fortalecer princípios institucionais em um espaço de formação integral no contexto da sociedade em transformação. O evento de abertura da Capacitação Colegiado Unisinos 2020/1 teve como tema Formação Integral na Sociedade em Transformação – um estudo coletivo do PDI. O evento de Capacitação segue até a próxima quinta-feira, dia 17/1.

Crédito: Dani Villar

“Um conjunto de atividades foi organizado em 3 trilhas do conhecimento que colocam em evidência os direcionadores estratégicos previstos no nosso PDI que são a pedagogia universitária, o desenvolvimento regional e inserção global e a transformação digital. Essas atividades em suas trilhas estão inter-relacionadas e organizadas considerando as competências previstas no perfil Professor Unisinos, sustentadas na pedagogia inaciana”, explicou a responsável pela Formação Docente, Viviane Weschenfelder.

Crédito: Dani Villar

Na abertura do evento, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino destacou a importância do momento e parabenizou todos que trabalharam na construção da programação. “Nós somos Unisinos, esse é o nosso momento. Fiquei muito feliz com a programação do Colegiado que é fruto de um trabalho coletivo. A temática está muito boa e retrata nossas raízes. E junto a isso fica o compromisso de seguirmos a construção dessa Universidade”, ressaltou.

Projeto Institucional de Modernização – PIM

O Decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo falou sobre o Projeto Institucional de Modernização – PIM, criado pelo Programa Brasil – Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação.

Crédito: Dani Villar

“É um projeto coordenado pelo professor Gustavo Borba com o envolvimento de muitos colaboradores, desenvolvido de forma integrada nos vários âmbitos que se propõe. O PIM possui um objetivo principal que é desenvolver um modelo de graduação flexível e personalizado”, explicou.

Após a apresentação, Sandro destacou a presença da professora Mary Besterfield-Sacre da University of Pittsburgh – EUA, que resulta de uma das ações mais importantes do currículo do projeto, as missões, que possibilitam que professores visitem as instituições parceiras com o objetivo de participação ativa dentro do contexto do Colegiado.

Crédito: Dani Villar

Na oportunidade, Mary falou sobre a geração Z. Como ensinar, o que eles valorizam e as dificuldades. “A geração Z quer mudar muitas coisas com acesso à educação, mas precisam da motivação dos pais. Eles valorizam isso. Eles querem colaborar, mas não sabem como, então devemos ensiná-los. Também é preciso provocar os alunos para irem para outros lugares conhecerem e construírem experiências”, afirmou. A professora ainda enfatizou que é preciso conquistar a atenção da geração Z, mas ponderou ao dizer que essa atenção dura de 8 a 10 minutos.

Transformação Digital

A professora do PPG em Educação, Eliane Schlemmer falou sobre Ecossistemas de Inovação na Educação – formação docente em contextos de transformação digital. Ela abordou a história da conexão, desde internet discada, passando pela web 2.0 e chegando na internet das coisas que não se limita mais em conexão entre as pessoas, mas em conectar as pessoas com os locais, o espaço e as coisas.

Crédito: Dani Villar

É da nossa natureza a conexão. Conforme a gente vai se desenvolvendo, também vai sentindo necessidade de se conectar de outras formas. Isso vem provocando um processo de transformação muito rápido e que começa a hibridizar esses três mundos: o mundo biológico, o mundo digital e o mundo físico.

Ela destaca que esse processo propicia o surgimento de uma nova realidade que tem impacto em todos os setores da vida, nas escolas, nas universidades. “A Unisinos acompanha essa transformação, temos o EAD e o Híbrido”, afirmou. Ao longo de sua fala, a professora apresentou exemplos dos processos que essa transformação digital traz.

Show

O encerramento do evento foi marcado pelo show de Rê Adegas. A cantora, que participou do The Voice Brasil, é egressa do curso de Moda da Unisinos.