O Festival Fronteiras, que inaugura um formato inovador em Porto Alegre a partir da trajetória de sucesso do Fronteiras do Pensamento, está pronto para começar e a primeira atração é na próxima quarta-feira (28). A avant-première – um diálogo entre o cantor Gilberto Gil e o escritor e biólogo moçambicano Mia Couto mediado pela comunicadora Mariana Ferrão – dá início a uma programação cultural e de lazer variada que promete agitar o coração da cidade nos dias 30 e 31 de maio.

A ideia é oferecer uma experiência imersiva para os participantes, promovendo conexão entre as pessoas, além de vivência intelectual e artística intensa. Serão oito palcos simultâneos, entre eles o Multipalco Eva Sopher e a Catedral Metropolitana, onde ocorrerão diálogos de conteúdos inéditos e entrevistas entre 40 nomes de grandes pensadores. Os ingressos podem ser adquiridos em festivalfronteiras.com e dão acesso também a experiências premium que aproximam dos palestrantes em formatos surpreendentes. Como parte da programação gratuita, haverá atrações musicais, saraus, lançamento de livros, exposições, gastronomia, entre outras.

Diálogos em formato diferenciado e conteúdo inédito
Os diálogos serão realizados das 9h às 18h, em um formato diferenciado, em que uma dupla de pensadores sobe ao palco. O primeiro do dia 30 será entre Malu Gaspar e Pedro Bial, debatendo bastidores da política, da mídia e das narrativas que moldam o país. Já Drauzio Varella e Mariana Ferrão conversam sobre saúde física, emocional e existencial. Outro tipo de atividade serão as entrevistas – no mesmo dia, Maria Ribeiro responderá perguntas de Fabrício Carpinejar, e Jéferson Tenório de Fernanda Pandolfi.
Também são nomes que integram a grade de sexta-feira: Álvaro Machado Dias, Antônio Risério, Elisama Santos, Martha Gabriel, Mia Couto.
No dia seguinte, no sábado (31), o dia começa com diálogo entre Sidarta Ribeiro e Fernando Gabeira, sobre ciência, política e espiritualidade. O tema da psicanálise vem forte nesse festival e contará também com a realização de bate-papo entre Christian Dunker e Ana Suy, que também lançam livro no evento. No mesmo dia, Marcelo Tas entrevista Eduardo Gianetti e, em outro momento, Natália Pasternak.
Outros pensadores do dia são: Lázaro Ramos, Maria Ribeiro, Lira Neto, Natália Timmerman, Vera Iaconelli, Diana Corso, Cláudia Tajes, Leando Karnal, Marcelo Rubens Paiva, entre outros.
Para além dessas atividades culturais, algumas experiências se destacam, como uma performance de Hique Gomez, na Sala de Música do Palácio da Justiça, no dia 30. “O teatro hiperbólico e o eu fracassado” é uma palestra performática do artista – criador do inesquecível Tangos e Tragédias. Após a apresentação, Mariana Ferrão conduz uma conversa com Hique e o público. No sábado (31), o jornalista e escritor Eduardo Bueno conduz uma visita guiada à Catedral Metropolitana e aos prédios do entorno da Praça da Matriz.
Apresentações musicais e lançamentos de livros
Na Praça da Matriz, 10 duos musicais se apresentam ao longo dos dois dias, que contam cada um com encerramento especial. Na sexta (31), 19h30, Edu Martins e Orquestra realizam uma homenagem especial a Antônio Cícero, compositor, poeta, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) que faleceu em outubro do ano passado.
Já em 31 de maio, é a vez de subir ao palco a banda Dingo, acompanhada da Orquestra do maestro Tiago Flores, para o espetáculo Dingo Sinfônico. O grupo, que despontou na cena gaúcha e nacional, apresentará versões de suas músicas com arranjos orquestrais feitos especialmente para a ocasião.
Também fazem parte da programação saraus no prédio do Memorial do Ministério Público Estadual, exposições artísticas, conversas e entrevistas no Palácio da Justiça e também iluminação cênica dos prédios do Palácio da Justiça do Estado, do Memorial do Ministério Público Estadual, da Catedral Metropolitana, do Palácio Piratini e do Theatro São Pedro. Visitas guiadas culturais pela Praça da Matriz e pelo Solar Palmeiro serão oferecidas pela Nova Acrópole.
Estão previstos lançamentos de livros, nos quais os autores farão um bate-papo com professores da Unisinos sobre suas obras. Entre eles, Dráuzio Varella, Marcelo Rubens Paiva, Lázaro Ramos e Eduardo Gianetti. Além dessas conversas, vários autores oferecerão sessões de autógrafos dos seus livros na Livraria da Travessa, que terá um estande instalado em frente à Catedral
O Festival Fronteiras tem apresentação do Governo do Estado do RS; patrocínio master de Icatu Seguros, Banrisul e Corsan; patrocínio de Unisinos, Unimed, Banco Topázio, Sicredi, Sulgás, CMPC, Grupo Zaffari, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Apoio institucional do Tribunal de Justiça do Estado. Parceria Associação do Ministério Público, Assembleia Legislativa do RS e Prefeitura de Porto Alegre. A realização é da Delos Bureau, uma empresa do Grupo DC Set, e a promoção do Grupo RBS.
INGRESSOS
Os ingressos* para o Festival Fronteiras podem ser adquiridos em festivalfronteiras.com ou em ponto de venda físico, no Campus Porto Alegre da Unisinos, na recepção da Torre Educacional (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1.600 – Boa Vista). Horário de venda é das 9h às 18h, de segunda a sexta.
*Descontos para parceiros e assinantes Fronteiras+
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A programação completa por dia e palco pode ser conferida em festivalfronteiras.com/programacao