“Fazendas inteligentes” é um dos assuntos do Fórum Brasil-Coreia

Pesquisa aborda medidas para melhorar produtividade de lavouras

Crédito: Rodrigo W. Blum

A expansão do mercado de produtos agrícolas levou a Coreia do Sul à concorrência internacional ilimitada. Recentemente, o país iniciou um projeto em nível nacional para aumentar a qualidade e produtividade dos produtos agrícolas por meio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) pela promoção de fazendas em todo o país. Esse panorama gerou uma demanda por parte do governo para construção de um sistema de cultivo que gerasse maior margem de lucro para o agricultor por meio da plantação de produtos de alta qualidade e consequente redução dos custos de produção. Medidas que proporcionam melhorias na qualidade do cultivo e da produtividade agrícola são tema da pesquisa intitulada “Fazendas Inteligentes” (do inglês, Smart Farms), sobre a qual o professor e pesquisador sul-coreano Jai Jin Jung irá palestrar no 4º Fórum Brasil-Coreia.

Jung explica que todos os agricultores têm uma rotina que varia de acordo com o tipo de plantação e, para que não percam tempo nem dinheiro em seus investimentos, a tecnologia desenvolvida a partir da pesquisa vai permitir um aprimoramento no cultivo. “Será possível que se verifiquem as circunstâncias da estufa e as condições de crescimento da lavoura diariamente e ao longo do tempo, visto que o ambiente de crescimento ideal de cada plantação é diferente”, esclarece. “Os dispositivos podem controlar automaticamente temperatura, umidade, sistema de luz do sol, entre outros fatores, a fim de aperfeiçoar as condições de crescimento. Também será possível monitorar as condições da safra, as possíveis doenças que possa haver na plantação e mesurar qualidade e quantidade de colheita apropriada”. O professor menciona que essas configurações poderão ser verificadas por um aplicativo de smartphone.

“A pesquisa é positivamente necessária para o futuro dos alimentos e do avanço da agricultura”, destaca Jin Jun Jung. Segundo ele, o método de análise de dados agrícolas baseado nas TICs é uma necessidade para dissipar o crescimento instável e a produtividade das culturas de instalações causados tanto pela falta de sol e como pela temperatura anormal. Ele expõe que, a partir da Internet das Coisas, é desenvolvida uma plataforma que aperfeiçoará os processos de trabalho e o uso eficiente de energia, tempo e trabalho. “Nós pesquisamos como as TICs podem integrar a agricultura, utilizando a Internet das Coisas, gerenciamento de dados, tecnologia de navegação/sensor, hardware otimizado e instrumentação e controles”, relata. A pesquisa acerca de “Fazendas Inteligentes” é subsidiada por uma bolsa do Programa de Agricultura e Convergência de TICs do governo sul-coreano.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Jai Jin Jun é professor do departamento de Engenharia Multimedia da Universidade Dankook. Tem Ph.D em Estratégia de Negócios pela Universidade Sungkyunkwan (SKKU). Suas principais atividades de pesquisa atualmente têm foco em TICs. Ele é um dos palestrantes convidados para o 4º Fórum Brasil-Coreia, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto, no Anfiteatro Pe. Werner. Nesta edição, o tema é “Semicondutores como Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Social”.

Saiba mais sobre o Fórum Brasil-Coreia e inscreva-se!