Estudantes estrangeiros na Unisinos

Intercambistas foram recepcionados nesta segunda-feira, 08 de agosto

Foto: Roberto Caloni

Um semestre de descobertas aguarda os 24 intercambistas que chegaram à Unisinos nos últimos dias. Estudantes da Alemanha, da Argentina, da Bolívia, da Espanha, do México, do Peru e da Venezuela, participantes de diferentes programas de mobilidade acadêmica, vão vivenciar um período letivo de seis meses na universidade, com possibilidade de prorrogação para até um ano.

Nesta segunda-feira, 08 de agosto, a Unidade de Negócios e Relações Internacionais (Unri) recepcionou o grupo durante o International Day. Na ocasião, os representantes da universidade apresentaram a Unisinos aos alunos, falaram sobre cursos de graduação e programas de pós, integração com institutos tecnológicos (itts), reconhecimentos e ações de Responsabilidade Social Universitária (RSU).

Com esclarecimentos sobre avaliações, calendário acadêmico, cursos de línguas e matrículas, o momento serviu para introduzir os alunos às rotinas da Unisinos. Atenta às necessidades dos intercambistas, a equipe da Unri também aproveitou esse espaço para prestar informações sobre procedimentos a serem seguidos, como confeccionar documentos, abrir conta bancária e usar transporte coletivo.

Foto: Roberto Caloni

Saberes e trocas

Mercedes Gabriela Martinez Fernandez vem da Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela) para cursar Arquitetura e Urbanismo e Moda na Unisinos. A aluna, que já conhecia as cidades de Rio de Janeiro, Campo Grande e Porto Alegre, decidiu estudar na Unisinos por dois motivos principais: a instituição ser uma das melhores entre aquelas com as quais sua universidade tem convênio e a possibilidade de aprender sobre desenho de moda, algo que, segundo ela, não é ensinado como graduação na Venezuela.

Além de aprender coisas novas para complementar seus estudos em Comunicações Publicitárias, Mercedes Gabriela espera ter uma experiência de interação “única e dinâmica” com colegas e professores. Assim como ela, Anna Theresa Luster-Haggeney, que vem da Hochschule Ostwestfalen-Lippe (Alemanha), está disposta a se surpreender: “O semestre fora oferece a grande oportunidade de descobrir a cultura, a comida e uma arquitetura diferente. Além disso, quero aprender português. Eu espero conhecer muitos estudantes e ter bons tempos aqui no Brasil”, comenta Anna Theresa, que também vai cursar Arquitetura e Urbanismo.

As graduações que recebem alunos estrangeiros neste semestre são: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Moda, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.