Especialização em Design Gráfico além da teoria

Parceria entre o curso e a Trensurb promoveu workshop para criação de projetos de comunicação

Crédito: Divulgação

O objetivo o workshop era aproximar o aluno da empresa e promover uma experiência de mercado. Contudo, os resultados da parceria entre a Especialização em Design Gráfico da Unisinos e a Trensurb mostraram que a criatividade e dedicação dos alunos ultrapassaram as expectativas. Nessa semana, foram apresentados dois projetos de comunicação visual para a empresa metroviária, criados sob a orientação da professora Vanessa Cardoso, coordenadora do curso. O workshop ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Os planos de comunicação focaram os acessos e bilheterias das estações da Trensurb. Na primeira etapa do workshop, os estudantes visitaram a sede da empresa metroviária para conhecer as estratégias organizacionais, de engenharia de fluxo e de comunicação. “Nosso objetivo era colocar o design gráfico a serviço do espaço, para que as pessoas compreendam o que é a empresa, seus serviços e informações mais relevantes”, afirma Vanessa Cardoso.

O trabalho também foi acompanhado pelos professores Umberto Tolino (de Milão) e Celso Skaletski, em especial na segunda fase do workshop, quando os projetos foram construídos e avaliados internamente, antes da apresentação para a diretoria empresa. “Desenvolvemos várias atividades temáticas que trabalham com a parte teórico-prática. Agora, é uma oportunidade de imersão em que os alunos realmente aplicam todas as ferramentas que abordamos ao decorrer do curso”, explicou a professora.

Resultados

Os projetos sugerem novas soluções de identidade visual, incluindo cores, sinalização e informações para os usuários que utilizam a estação. Para o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “o trabalho dos estudantes apresentou um resultado interessante e motivador, além de, durante o processo, integrar as áreas de Comunicação, Mobilidade Urbana e Operações da Trensurb”.