Envelhecimento com autonomia e protagonismo

Pró-Maior atuou com atividades disponibilizadas em redes sociais, proporcionando aprendizados no mundo da tecnologia

Crédito: Roberto Caloni

Manter uma rotina de exercícios é extremamente importante para a saúde. Imagina para um público que, diante das restrições, precisou se manter o máximo de tempo em casa durante o ano. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (Pró-Maior) se mostrou atento a isso e passou a realizar todas as atividades por meio de um grupo em uma rede social. Uma das ações desenvolvidas foi a ginástica sentada. “Atividade com alongamentos, mobilidade articular, força muscular, coordenação e ritmo. Usando como didática, músicas que referenciam a cultura afro-brasileira, trazendo mensagens do saber popular ajudando no combate à discriminação social, por exemplo, a capoeira, afoxé, samba e outros”, diz o professor do Pró-Maior, Anselmo Accurso, conhecido como Mestre Ratinho.

Além da execução da atividade com movimentos corporais, o grupo conta com momentos de conexão com a realização de oração e um espaço para conversa. “O Pró-Maior se tornou a segunda família para pessoas idosas. Além das atividades físicas se criou laços fraternos. Outras ações como as da Psicologia, Serviço Social e Biologia reforçam a importância do grupo, numa reflexão constante com a vida”, ressalta o professor. A faixa etária atendida enfrentou, além do isolamento social, os desafios da tecnologia. A coordenadora do projeto, Silvana Bianchi, conta que, antes de compartilhar conteúdos, foi preciso um período de preparação e adequação à nova realidade. “Passamos a orientar, esclarecer e ajudar por meio de vídeos e lives. Aos poucos, nosso público foi interagindo e participando das aulas propostas na rede social”, relembra.

Os ensinamentos alcançaram o grupo pelo compartilhamento virtual, sem aglomeração. O professor destaca que a dificuldade no acesso à internet foi um dos principais desafios na continuidade das atividades. “A maioria das pessoas idosas tem dificuldade de manusear, navegar em um computador ou até mesmo um celular. Precisa de alguém ao seu lado auxiliando. E nem todos têm internet para participar”, explica. Para dar sequência, a equipe buscou alternativas e ferramentas para a elaboração do conteúdo. Ao final de 2020, realizou uma avaliação junto aos idosos atendidos e concluiu que os objetivos foram alcançados. “Conseguimos interagir, virtualmente, com um público que teve que se reinventar no manuseio com as redes sociais, manter-se ativo, mesmo estando em isolamento social”, avalia Silvana.

O Pró-Maior é destinado a pessoas com 60 anos ou mais, residentes em São Leopoldo. O objetivo do projeto é a contribuição para o enfrentamento do processo de envelhecimento da pessoa idosa, englobando as transformações que esse processo passa, proporcionando a autonomia e o protagonismo. Durante o ano, o projeto oportunizou um espaço virtual de aprendizagem e reflexão sobre essa etapa da vida. Anselmo alerta que a ginástica sentada é uma atividade corporal que precisa de orientação de um profissional de educação física para que seja bem dosada, evitando lesões.

Em 2020, o projeto atendeu 134 pessoas idosas com atividades publicadas diariamente. “Cabe a nós, profissionais, estagiários e voluntários do Pró-Maior, ajudar a enfrentar as transformações, como, também, proporcionar um envelhecimento com qualidade, e através do protagonismo ressignificar novas velhices, valorizando a vida, o meio ambiente e o convívio familiar”, conclui Silvana. A manutenção do serviço foi essencial para auxiliar idosas e idosos em um cenário imprevisível.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar