Ensinando a captar

Projeto social aproximou os alunos da Escola Municipal Hugo Engelmann do mundo da fotografia

A arte de fotografar chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Engelmann. Desde o início deste semestre, Cíntia Zucchi, graduanda do curso de Fotografia da Unisinos, desenvolve o projeto “O fantástico mundo de Dona Clica”, que tem por objetivo promover a educação integral de crianças a partir do letramento fotográfico. A oficina faz parte do Programa Mais Educação, do Governo Federal, em parceria com o curso de Fotografia da Unisinos, e atende 15 alunos no turno da manhã e 25 à tarde, com idade entre 6 e 12 anos.

A idealizadora explica que o projeto Dona Clica surgiu a partir do desafio de engajar os estudantes nas atividades. Com uma grande câmera fotográfica feita de caixa de papelão na cabeça, ela alia teoria e prática nas aulas. “Com eles, tenho que fazer jogo rápido. Apresentar a teoria em, no máximo, 15 minutos, e depois seguir para a prática. É preciso inovar”, salienta. Para a formação dessas crianças, a Unisinos disponibilizou 14 câmeras CoolPix.

Luiza Anderle, também acadêmica do curso de fotografia, auxilia Cíntia na oficina. As duas, de maneira didática, para facilitar a compreensão dos alunos sobre a fotografia, abordaram desde a história da foto até o manejo dos equipamentos. “Explicamos a eles desde uma foto produzida com caixa de sapato até o fotolivro. Além disso, tratamos sobre as técnicas de fotografar e como segurar a câmera, que é um objeto caro e que necessita cuidado”, conta Cíntia. Todo o material produzido ao longo do semestre é de autoria dos alunos. A impressão foi feita gratuitamente pela encadernadora profissional Viacolor.

O resultado do trabalho foi gratificante, segundo Cíntia. Ela lembra que, desde a infância, não somos ensinados a olhar. “Nós aprendemos a ler, a escrever, mas ninguém nos ensina a ver. Ninguém nos prepara para o mundo da imagem. E isso é fundamental. Realizei um sonho de infância ao ensinar isso”. Para Luiza, é importante que se aprenda sobre arte desde cedo. “Ela abre as portas da imaginação e permite que as crianças tenham acesso a um mundo que não é o convencional”, ressalta.

Os alunos ficaram surpresos ao se identificarem nas fotos que produziram. A aluna Evilyn, de 8 anos, afirma que, no início, se sentia insegura ao posar para uma foto, por acreditar estar fora dos padrões convencionais de beleza, mas que, com o tempo, os colegas foram ajudando-a a descontrair. E, no final, gostou muito do resultado. “Eu achei incrível, adorei me ver nas fotos”, diz, orgulhosa. A atividade foi finalizada na tarde de ontem, 23/11, com coquetel para os fotógrafos mirins e certificado de participação.

A exposição fotográfica do projeto “O Fantástico Mundo de Dona Clica”, resultante da ação social do curso de Fotografia na escola Hugo Engelmann, está aberta para visitação no hall do Bloco B do Setor D, até dia 27/11.