Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Crédito: Divulgação

Durante dois dias, 25 e 26 de junho, a Unisinos recebeu representantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) em uma visita marcada por integração, aprendizado e articulação de futuras parcerias. A comitiva foi recepcionada por Silvio Bitencourt, diretor do Parque Tecnológico de São Lepoldo – Tecnosinos e gerente de Tecnologia e Inovação, e teve uma programação intensa que percorreu diferentes espaços da Universidade e de seu ecossistema de inovação.

A visita à Reitoria foi um dos momentos marcantes da programação. A comitiva da UCB foi recebida pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e pelo chefe de gabinete, Tiago Lopes, em um encontro que reforçou o compromisso das duas universidades com a cooperação institucional e o fortalecimento do ensino superior católico. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de parcerias e iniciativas conjuntas voltadas à missão acadêmica e social das instituições.

No parque, puderam conhecer o modelo de incubação da Unitec e os serviços associados, como captação de recursos e transferência de tecnologia e propriedade intelectual, além de iniciativas de internacionalização do Tecnosinos. “O reitor e membros da equipe gestora da Universidade Católica de Brasília visitaram a Unisinos e o Tecnosinos para benchmarking, mas o encontro se transformou em uma valiosa troca de experiências e em um ensaio para futuros projetos em cooperação, combinando recursos e capacidades complementares entre as instituições”, afirma.

Crédito: Alison Mota

De acordo com Carlos Longo, reitor da UCB, a oportunidade de intercâmbio entre as instituições se mostrou extremamente proveitosa para a Universidade Católica de Brasília. “As reuniões foram intensas e proporcionaram significativo aprendizado e troca de experiências. Acredito firmemente que iniciativas como esta, que promovem o diálogo entre universidades católicas de renome, como a Unisinos e a UCB, contribuem para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil. Acima de tudo, fortalecem nossos laços e geram a expectativa de que ambas estabeleçam pontes para futuras colaborações em projetos conjuntos e intercâmbio de conhecimento. Visamos, com isso, um crescimento mútuo em prol de nossa missão.”

Com o diálogo estabelecido, Unisinos e UCB abrem caminhos para aprofundar a colaboração acadêmica, explorando oportunidades conjuntas em áreas como inovação, pesquisa aplicada e formação de redes de cooperação entre universidades católicas brasileiras.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar