Encerramento da 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho 

Crédito: Arthur Woltmann

Na última sexta-feira (11), aconteceu o evento de encerramento da 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), um projeto de extensão da Unisinos em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Porto Alegre e São Leopoldo. O objetivo do Programa é estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No grupo de Porto Alegre, o projeto foi intitulado Reconstrução das ações de controle da Tuberculose no município de Porto Alegre por meio dos atores da integração ensino-serviço-comunidade, e a coordenadora do Programa no município, Vanessa Verona, destaca várias contribuições do projeto para a formação dos alunos. “Acredito que a vivência em saúde pública   e a oportunidade de   atuação em rede de saúde seja o grande diferencial. Contribuindo para futuros profissionais com uma visão diferenciada de gestão e assistência à saúde no sus”, comenta a coordenadora. 

Estudante do curso de Enfermagem Ketlen Mussart, afirma que ser bolsista da 10ª edição do PET foi uma oportunidade que agregou muito em sua trajetória acadêmica e formação profissional. “Projetos como o PET são de extrema importância para os acadêmicos, tendo em vista que a inserção ensino-serviço ainda enquanto estudante nos prepara para o mercado de trabalho, uma vez instiga o aluno desenvolver competências e habilidades inerentes à profissão”, completa. 

Em São Leopoldo, o projeto foi batizado de Qualificação do cuidado à sífilis congênita no município de São Leopoldo na perspectiva dos atores da integração ensino-serviço-comunidade.  A coordenadora do Programa no município, Viviane Borges, destaca a importância no âmbito integração entre ensino, serviço e comunidade. “Fortalece o SUS e qualifica o atendimento nos serviços de saúde pública e aproxima estudantes dos espaços de trabalho”, explica Viviane. 

Para a graduanda em Psicologia Brenda Muniz, a experiência foi muito enriquecedora, pois além das trocas com os agentes do SUS, os estudantes puderam ver o como é diversificado todo esse sistema e também fazer trocas com os colegas do Programa. “Foi uma experiência de expansão de olhar, de ampliar nossa visão como futuros profissionais da saúde, estourar a bolha e enxergar outras realidades, isso faz com que a gente amadureça nos pensamentos”, detalha Brenda. 

A coordenadora do curso de Enfermagem, Vania Schneider também comenta a importância do PET. “Os projetos, a exemplo do PET Saúde gestão e assistência, na perspectiva do ensino, serviço e comunidade oportunizam aos estudantes o desenvolvimento de competências que transcendem os espaços formativos na Universidade, pois, literalmente, vivenciam a realidade do nosso SUS”, finaliza a professora.    

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar