Em viagem à China, comitiva da Unisinos participa de encontro com a presidente do Banco do BRICS e assina acordo de cooperação com instituição do país

Crédito: Divulgação

Durante o mês de setembro, a Unisinos e o Tecnosinos protagonizaram uma série de agendas estratégicas na China, que consolidaram importantes parcerias institucionais e prospects de cooperação tecnológica, acadêmica e financeira.

Uma das paradas da delegação foi no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do BRICS, cuja sede está localizada em Xangai. O reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, foram recebidos pela presidente da instituição, Dilma Rousseff, que apresentou as prioridades estratégicas da instituição, voltadas ao financiamento de projetos de infraestrutura sustentável, tecnologia verde e transição energética nos países membros.

“Foi uma reunião produtiva, onde tivemos a oportunidade de apresentar importantes iniciativas da Unisinos, com destaque para o nosso parque tecnológico, o Tecnosinos. Discutimos também as possibilidades de intercâmbio acadêmico e de financiamento para empresas interessadas em expandir seus negócios, tanto na China quanto no Brasil. A conversa permitiu a troca de ideias sobre potenciais colaborações. Saímos da reunião com algumas possibilidades, buscamos explorar essas oportunidades de forma realista e gradual”, destaca Pe. Sérgio.

A visita contribuiu para ampliar conexões internacionais e consolidar sua missão de impacto social e científico. Além disso, foi um passo estratégico para inserir o parque tecnológico em projetos de inovação global e fortalecer a presença de suas empresas e startups em mercados internacionais.

O Novo Banco de Desenvolvimento, fundado em 2014 durante a Cúpula do BRICS, em Fortaleza, já aprovou mais de US$ 32,8 bilhões em financiamentos. Só no Brasil, são US$ 5,2 bilhões destinados a 31 projetos, incluindo investimentos em energia renovável e abastecimento de água.

Crédito: Divulgação

Além da aproximação com o NDB, a comitiva também realizou uma visita institucional a East China Normal University (ECNU), no campus de Putuo. Os representantes da Unisinos foram recebidos pelo vice-presidente da instituição, Wu Jian, e participaram da assinatura de acordo que estende a parceria também ao ECNU Science Park. O convênio abre possibilidades em áreas como inovação, pesquisa aplicada, empreendedorismo tecnológico, bi titulação e programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores.

A cerimônia contou ainda com a presença de lideranças acadêmicas da universidade chinesa, como HUANG Meixu, a diretora do Centro Global de Educação; KUAI Shuguang, diretor da Divisão de Cooperação e Intercâmbio Internacional; Chrissie Wang, diretora do Escritório de Admissão e Gestão de Estudantes Internacionais; Meng Yu, executiva da mesma divisão; e YAN Feiyi, responsável por projetos internacionais.

Para Bitencourt, a visita consolida uma ponte estratégica entre Brasil e China, ampliando a colaboração acadêmica e tecnológica e aproximando os ecossistemas de inovação dos dois países. “Para o Tecnosinos, este acordo simboliza a construção de pontes internacionais de inovação, onde talentos, conhecimento e tecnologia podem fluir livremente, criando oportunidades transformadoras para nossos ecossistemas no Brasil e na China”, afirma.

As agendas em Xangai consolidam a estratégia da Unisinos e do Tecnosinos de fortalecer sua presença internacional, conectando universidades, parques tecnológicos e organismos de fomento em torno de objetivos comuns: ciência, inovação e desenvolvimento sustentável.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar