Novas formas de fazer economia solidária

Como alternativa, o programa Tecnosociais prestou assessoramento online aos empreendimentos

Crédito: Roberto Caloni

Reinvenção foi a palavra-chave para o Tecnosociais no assessoramento a empreendimentos incubados no programa. Em mais de 15 anos de existência, essa foi a primeira vez que a equipe precisou se reinventar, quase que totalmente, diante dos desafios ao longo do ano. As reuniões passaram a ser de forma online ou por telefone. Para a analista de Ação Social do projeto, Renata Hahn, foram desenvolvidas várias formas de alcançar o público com êxito. “Os materiais disponibilizados na internet, como vídeos e flyers, ajudaram não só a manter o vínculo estreitado com os grupos, mas também possibilitou a abordagem de temáticas importantes no contexto pandêmico”, avalia.

O Programa de Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários tem como objetivo, principal, promover o desenvolvimento de empreendimentos de economia solidária de São Leopoldo. As atividades são desenvolvidas pela equipe do projeto que, sempre que possível, busca parceria com alunos dos cursos de graduação da Unisinos. Renata conta que, no início, os participantes tiveram uma certa resistência aos novos formatos de assessoria. “Gradualmente, fomos construindo uma nova forma de permanecer próximo dos usuários. Acredito que as inúmeras dúvidas sobre tudo o que estava acontecendo, principalmente, questões de saúde e direitos sociais, fizeram com que os grupos fossem se permitindo às novas formas de assessoria, agora virtualmente. O que acreditamos hoje ser uma forma consolidada”, explica.

Um dos empreendimentos que foi atendido pelo programa em 2020, é a Cooperativa Mundo Mais Limpo, formada apenas por mulheres. Elas desenvolvem e vendem produtos de limpeza ecológicos, feitos com óleo de cozinha usado, que é recolhido em casas e empresas da região. Graziele Gonçalves trabalha na Cooperativa como recicladora há alguns anos. Para ela, mesmo com as novas formas de atuação, as vendas tiveram bons resultados em 2020. “Chegou uma época em que a gente produzia, pelo menos, mil sabões por semana”, relembra. Com a necessidade do isolamento social, algumas atividades foram repensadas e adaptadas para cada momento. Por um tempo, as atividades foram realizadas em reuniões online e, atualmente, o grupo trabalha três vezes por semana de forma presencial. “Estamos usando luvas, máscaras, utilizando todos os itens de proteção para que a gente possa passar por esse período”, completa a recicladora.

O Tecnosociais atua auxiliando a Cooperativa no planejamento das atividades, com suporte para técnicas de negócios, gestão e melhoria de produtos. O projeto assessora e acompanha os empreendimentos até alcançarem a autonomia para a continuidade do trabalho. “Eles agem de uma forma permanente. Sempre colaboram conosco nas demandas, principalmente, na parte administrativa. Em 2020, pela questão da pandemia, o suporte foi feito através das redes sociais, por meio de bate-papos, e nos ajudaram a divulgar nossos produtos e a Cooperativa em diversos lugares”, pontua Graziele. O grupo confecciona diferentes tipos de sabão, demais itens de limpeza e velas aromáticas. A maior parte das vendas da Cooperativa Mundo Mais Limpo é feita por meio do site e pelas redes sociais.

O Tecnosociais é um projeto desenvolvido pela Unisinos que incuba empreendimentos de economia solidária para geração de trabalho e renda. O grupo fornece assessoria para associações e cooperativas, de diferentes áreas de atuação, na cidade de São Leopoldo.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar